Após o surpreendente anúncio de divórcio de Bill e Melinda Gates com uma fortuna avaliada hoje em 130 mil milhões USD, o mundo cogita sobre como ficarão partilhados os bens da quarta pessoa mais rica do mundo, segundo o último ranking Forbes. Janet George, da McKinley, revelou à Forbes que “Washington, onde reside a família Gates, é um estado de propriedade da comunidade. Isso significa que todos os ativos adquiridos por qualquer uma das partes durante o casamento são considerados comuns e normalmente divididos igualmente durante processos de divórcio caso não haja um acordo pré-nupcial”. Mas, conclui, as partes podem dividir os seus bens de uma forma “justa e equitativa”, o que pode resultar em acordos que não são necessariamente 50/50.
Bill e Melinda Gates terão certamente um dos divórcios mais caros do mundo, mas, entretanto, aqui fica a lista dos 5 maiores.
- Jeff Bezos e MacKenzie Scott: 35 mil milhões USD
Divórcio anunciado em abril de 2019, em que MacKenzie recebeu cerca de 4% das ações em circulação da Amazon, avaliadas, na altura, em 35 mil milhões USD. Jeff ficou com toda a empresa Blue Origin e o “Washington Post”.
- Bill e Sue Gross: 1,3 mil milhão USD
Divórcio anunciado em 2016 com desfecho um ano depois, ficando Sue com a maior parte da fortuna, que incluiu a casa de Laguna Beach, avaliada em 36 milhões USD, e “Le Repos”, uma contestada pintura de Picasso de 1932 que a bilionária acabou por vender, mais tarde, por 35 milhões USD.
- Steve e Elaine Wynn: 850 milhões USD
O segundo divórcio dos cofundadores do gigante dos cassinos Wynn Resorts em 2010 resultou num acordo que determinou que Elaine, recebesse 11 milhões de ações do Wynn Resorts, então avaliadas em 795 milhões USD, sendo, atualmente, a maior acionista individual do grupo.
- Harold Hamm e Sue Ann Arnall: 975 milhões USD
O magnata do petróleo Harold Hamm quis fechar o seu casamento com um cheque no valor de 974.790.317,77 USD. Sue depositou o cheque, mas quis mais e avançou com um recurso judicial para obter75% da participação de Hamm na Continental Resources que não foi aceite pelo juiz de Oklahoma.
- Roy E. e Patrícia Disney: 600 milhões USD
Depois de 50 anos de casamento, o divórcio do sobrinho de Walt Disney, que tinha uma fortuna de, aproximadamente,1,3 mil milhões USD. A separação equitativa custou-lhe a menção na Forbes 400. No ano seguinte, Roy faleceu, seguido pela ex-mulher quatro anos mais tarde. Ficou uma fundação familiar com ativos de 122 milhões USD que apoia causas ambientais.