Os 20 países com as maiores reservas de petróleo

Apesar da tão falada transição energética, das metas para o uso de energias de fontes renováveis, o petróleo ainda comanda o mundo. Este é ainda um dos recursos mais importantes na economia mundial e motiva muitas jogadas no tabuleiro de xadrez geoestratégico global. Basta ver, as recentes movimentações do executivo de Donald Trump na Venezuela,…
ebenhack/AP
O petróleo continua a ser um dos ativos geoestratégicos mais importantes do mundo. As maiores reservas encontram-se na Venezuela, na Arábia Saudita e no Irão. O Canadá, fora da OPEP, é o quarto maior produtor do mundo.
Economia Listas

Apesar da tão falada transição energética, das metas para o uso de energias de fontes renováveis, o petróleo ainda comanda o mundo. Este é ainda um dos recursos mais importantes na economia mundial e motiva muitas jogadas no tabuleiro de xadrez geoestratégico global. Basta ver, as recentes movimentações do executivo de Donald Trump na Venezuela, que, para além da captura do ditador Nicolás Maduro, teve também, segundo o discurso do próprio presidente norte-americano, um interessa económico. Como é sabido, a Venezuela tem a maior reserva mundial de petróleo, e Donald Trump quer que esse ativo seja também gerido por companhias petrolíferas norte-americanas.

Tendo por base os dados da OPEP – Organização dos Países Exportadores de Petróleo, relativos às reservas de 2024, o site Visual Capitalist elaborou um ranking das maiores reservas mundiais de petróleo.  As reservas mundiais estão muito concentradas: são seis os países que dominam o setor, com reservas acima dos 100 mil milhões de barris.

O Canadá, que tem a quarta maior reserva do mundo, com um total de 163 mil milhões de barris de ouro negro. A maioria destas reservas provêm de areias petrolíferas, cuja extração é mais dispendiosa.

A Venezuela tem as maiores reservas comprovadas de petróleo do mundo com cerca de 303 mil milhões de barris, mas as sanções dos EUA limitaram a sua capacidade de exportar petróleo bruto. Agora, o país avisou que vai transformar este petróleo em dinheiro, com as grandes multinacionais a liderar o caminho. A maioria das reservas pertencem a países membros da OPEP, sobretudo na região do Médio Oriente. A Arábia Saudita, o Irão, o Iraque, o Kuwait e os Emirados Árabes Unidos são os principais produtores nesta zona. São países que beneficiam de grandes reservas, facilmente acessíveis e de baixos custos de extração.

Fora desta zona e também da OPEP, encontra-se o Canadá, que tem a quarta maior reserva do mundo, com um total de 163 mil milhões de barris de ouro negro. A maioria destas reservas provêm de areias petrolíferas, cuja extração é mais dispendiosa.

 

Conheça a seguir os 20 países com as maiores reservas de petróleo do mundo:

 

1 – Venezuela

Reservas: 303,3 mil milhões de barris

 

2 – Arábia Saudita  

Reservas: 267,2 mil milhões de barris

 

3 – Irão

Reservas: 208,6 mil milhões de barris

 

4 – Canadá

Reservas: 163 mil milhões de barris

 

5 – Iraque

Reservas: 145 mil milhões de barris

 

6 – Emirados Árabes Unidos

Reservas: 113 mil milhões de barris

 

7 – Kuwait

Reservas: 101,5 mil milhões de barris

 

8 – Rússia

Reservas: 80 mil milhões de barris

 

9 – Líbia

Reservas: 48,4 mil milhões de barris

 

10 – Estados Unidos

Reservas: 45 mil milhões de barris

 

11 – Nigéria

Reservas: 37,3 mil milhões de barris

 

12 – Cazaquistão

Reservas:  30 mil milhões de barris

 

13 – China

Reservas: 28,2 mil milhões de barris

 

14 – Qatar

Reservas: 25,3 mil milhões de barris

 

15 – Brasil

Reservas: 15,9 mil milhões de barris

 

16 – Argélia

Reservas: 12,2 mil milhões de barris

 

17 – Equador

Reservas: 8,3 mil milhões de barris

 

18 – Azerbaijão

Reservas: 7 mil milhões de barris

 

19 – Noruega

Reservas: 6,9 mil milhões de barris

 

20 – México

Reservas: 5,2 mil milhões de barris

 

Fonte: OPEP 2025

Mais Artigos