O filme “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, arrecadou cinco prémios importantes, incluindo o de Melhor Filme Dramático, na 81.ª edição dos Globos de Ouro. O prémio coloca o filme biográfico aclamado pela crítica mais próximo da época dos Óscares, em que o realizador britânico espera pôr fim a uma espera de anos pelo seu primeiro prémio da Academia.
Além de “Oppenheimer” ter ganho o prémio de Melhor Filme Dramático, Nolan ganhou o prémio de Melhor Realizador pelo filme, enquanto o protagonista Cillian Murphy ganhou o prémio de Melhor Atuação de um Ator num Filme Dramático.
Robert Downey Jr. ganhou o prémio de Melhor Ator Secundário pelo seu papel no filme biográfico sobre o físico J. Robert Oppenheimer e Ludwig Göransson levou para casa o prémio de Melhor Banda Sonora Original pelo seu trabalho no filme.
O filme “Barbie” de Greta Gerwig, que foi lançado no mesmo dia que “Oppenheimer” e que liderou as bilheteiras dos EUA em 2023, ganhou o prémio “Cinematic and Box Office Achievement”, uma nova categoria introduzida este ano.
A comédia de humor negro “Poor Things” ganhou o prémio de Melhor Filme Musical ou Comédia, enquanto a sua protagonista Emma Stone ganhou o prémio de Melhor Atriz numa Comédia ou Musical.
Paul Giamatti ganhou o prémio de Melhor Ator num Musical ou Comédia pelo seu papel em “The Holdovers” e a sua co-estrela Da’Vine Joy Randolph ganhou o prémio de Melhor Atriz Secundária.
O drama da HBO “Succession”, que terminou a sua última temporada no ano passado, dominou a categoria de televisão dramática, tendo vencido nas categorias de Melhor Série Dramática, Melhor Ator (Keiran Culkin), Melhor Atriz (Sarah Snook) e Melhor Ator Secundário (Matthew Macfadyen).
(Com Forbes Internacional/Siladitya Ray)