A notícia da “morte” progressiva do retalho físico é completamente falsa. Após o boom do comércio online resultante dos confinamentos impostos pela COVID-19, o retalho físico volta a ganhar expressão… em moldes diferentes. A mudança essencial chama-se ‘experiência’. Marcas que olhem para as lojas como locais de mera exposição e compra de produtos, irão enfrentar o maior dos problemas: o desencanto dos clientes.
A “pergunta de um milhão de dólares” neste momento é simples: por que motivo ir às compras deverá ser um momento que entretém e convida a desfrutar? Porque a oferta multiplicou-se mas em termos de características funcionais, uma boa parte dos produtos não consegue uma diferença abismal entre si. O “fator X” é cada vez mais a afinidade que os clientes sentem com uma marca e que é transmitida pelo contacto com os espaços comerciais e o staff das marcas. Fatores como a atmosfera dos espaços comerciais, desde a aromatização à decoração e atendimento, são impossíveis de replicar numa loja online.
Já não são apenas as marcas premium a contratar arquitetos e curadores de interiores para materializarem lojas físicas deslumbrantes. São diversas as insígnias mais acessíveis que apostam em espaços comerciais que encantam e convencem o cliente a voltar uma e outra vez. Este ponto não significa que o retalho físico e online são mundos diversos: ambos complementam-se. Dotar o retalho físico de experiências digitais tornou-se imperativo.
Existe ainda outro aspeto onde as lojas físicas mantém uma característica diferenciadora: em produtos ou serviços com alguma complexidade de compra, auscultar o cliente é essencial. Uma equipa de atendimento com plenos conhecimentos do produto e curiosidade de estudar o cliente, é uma mais-valia ímpar.
Ao longo de 25 anos de existência, a Antarte tem mantido a aposta estratégica numa ampla rede de retalho em Portugal a par de uma experiência de compra online progressivamente melhorada. A busca incessante da marca na melhoria da experiência de compra em loja física e online, tem-se refletido na conquista de sucessivas distinções como Escolha do Consumidor.
Se a Antarte está na vanguarda em tendências em home decor e aposta em constantes lançamentos de coleções de mobiliário que são um match perfeito com as expectativas do mercado, deve boa parte deste sucesso à qualidade e quantidade de informação que o staff das lojas obtém junto dos clientes, adicionada à dos canais digitais da marca. Ambos são faces da mesma moeda e resultam num equilíbrio perfeito.
Todas as informações sobre a Antarte estão disponíveis em https://antarte.pt/
Mário Rocha, CEO da Antarte