Portugal está, desde há alguns anos a esta parte, na ribalta pela sua recorrente classificação na InterNations de ‘um dos melhores lugares do mundo para viver’, e para os investidores multimilionários se estabelecerem. Sem grandes conflitos sociais, com um ambiente acolhedor e instituições sólidas, este país democrático e estável da Europa Ocidental, assegura estabilidade política e social.
Os números não mentem, e dados partilhados pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) indicam que em 2023 viviam em Portugal mais de um milhão de estrangeiros, o que corresponde a mais de 10% da população total do país. O mais recente relatório do Henley Private Wealth Migration Dashboard prevê que, durante 2024, Portugal seja o 9º destino global mais popular para a relocalização de milionários – e que receba cerca de 800 novos indivíduos com capacidade líquida de investimento de, pelo menos, 1 milhão de dólares. O mesmo painel mostra que, no final de dezembro de 2023, residiam em Portugal 62.700 milionários. Destes, 108 eram centimilionários (com património líquido de 100 milhões de dólares ou superior) e 37 viviam em Lisboa, o que representa uns notáveis 34% da população centi no país. Não é de admirar que Lisboa seja indicada como uma das Cities to Whatch. Outro dado interessante é que 42% destes centimilionários residem na região do Algarve, onde a população centi explode para mais de 250 na época alta.
Porque é que é que tantas famílias abastadas se estão a mudar para Portugal?
Portugal é um país seguro, repleto de oportunidades, e apesar de ser um país pequeno em termos de território, é rico de muitas maneiras. Conhecido pela deliciosa cozinha tradicional, por uma hospitalidade calorosa, um património vibrante, magnificas paisagens naturais e um clima moderado, o nosso ‘retângulo’ europeu é muito apreciado por todos. Os portugueses são conhecidos por serem um povo muito acolhedor, aberto, pacífico e tolerante. De facto, temos uma cultura de paz e, em 2024, Portugal ocupa o 7º lugar no Global Peace Index, que ‘mede a paz’ em 163 estados e territórios independentes. Portugal tem consistentemente figurado entre os países mais pacíficos do mundo, com baixas pontuações em indicadores como o crime violento, o terrorismo e instabilidade política. E, num mundo onde os conflitos políticos e sociais estão a aumentar, a paz e a segurança tornaram-se luxos raros e altamente valorizados.
Também, de acordo com o Global Opportunity Index 2024 – que avalia a atratividade de cada país no que respeita a investimentos internacionais – Portugal ocupa o 30º lugar a nível mundial, o que o torna altamente atrativo tanto para potenciais investidores como para multimilionários.
Como centro da atividade política, financeira e comercial de Portugal, Lisboa, a cidade capital, acolhe a sede de numerosas empresas multinacionais e impulsiona atividades comerciais e o crescimento de toda a região – e o facto de ser uma movimentada cidade portuária é uma mais-valia em termos de importações e exportações.
Liberdade para viajar
Existem fatores adicionais que aumentam a atratividade global de Portugal: a liberdade de movimento associada à posse de um passaporte ou autorização de residência, e a qualidade de vida tranquila oferecida pelo país. Estes são aspetos muito valorizados por todos, e os indivíduos com elevado património líquido não são exceção.
O passaporte português – que ocupa o 5º lugar no Henley Passaport Index – é um dos mais poderosos do mundo, pois permite viajar sem visto para 189 destinos. E, com uma autorização de residência, que pode ser conseguida através de um Visto Gold, é possível circular livremente por todo o espaço Schengen – algo que é altamente valorizado, tanto para viagens de negócios como de lazer.
Um refúgio discreto para centimilionários
Os centimilionários que valorizam a sua privacidade consideram que Portugal lhes permite viver com anonimato e liberdade pessoal – sentem que aqui se podem movimentar livremente, sem serem reconhecidos, e que este é um país onde podem criar um lar seguro e acolhedor para as suas famílias.
O Global Terrorism Index indica que o risco de terrorismo no país é muito baixo – com poucos incidentes e onde os que ocorrem têm um impacto limitado na sociedade. Os dados do Numbeo Crime Index reforçam esta ideia, pois em 2023 colocaram Portugal em 3º lugar na sua escala – o 1º lugar é o mais seguro. E o Eurobarómetro confirma que os portugueses se sentem seguros no seu dia-a-dia, e que têm um elevado nível de confiança nas autoridades policiais.
Hoje, Portugal não é apenas um porto seguro para muitos indivíduos de todo o mundo, mas é também uma opção cada vez mais atrativa para diversificar a riqueza e investir numa economia estável e globalmente conectada.
A arte da hospitalidade portuguesa
Portugal é, sem dúvida, um país extraordinário para se viver. E quando comparado com outros locais, é muito privilegiado e aberto. É um país que exala um sentido de liberdade que atrai turistas e potenciais residentes. É comum ouvir estrangeiros expressarem o desejo de passarem a sua reforma em Portugal — e porquê? Porque, acima de tudo, Portugal é um país calmo e seguro a todos os níveis. Embora um grande número de centimilionários continue a estar concentrado nos EUA, China e Índia, Portugal está bem posicionado para continuar a acolher estes indivíduos influentes.
Portugal ainda é muito associado ao turismo sazonal, particularmente na zona costeira do Algarve, onde os estrangeiros mais frequentemente compram casas, e nas regiões emergentes de Tróia, Comporta e Melides. Mas este panorama está a mudar, e a crescente procura por programas de migração de investimento reflete o desejo dos centimilionários. Se a condição é ter opções de residência e cidadania que ofereçam vantagens fiscais, mobilidade global e proteção de ativos, Portugal cumpre todos estes requisitos
Nuno da Rocha Correia,
Diretor Geral e Chefe do Departamento de Desenvolvimento de Negócios do Bison Bank