Isabel Barros, administradora de Recursos Humanos da Sonae MC
Artigo incluído na edição de Abril 2018
O sector do retalho alimentar atravessa um período estimulante, repleto de grandes desafios. As alterações significativas no contexto demográfico e nos estilos de vida dos portugueses contribuem para uma mudança nas preferências e padrões de compra dos consumidores.
A título de exemplo, pelo facto de levarem vidas mais fluídas, nas quais os hábitos de compra encaixam de formas diferentes e quebrando paradigmas tradicionais, os consumidores portugueses têm vindo a revelar uma preferência crescente por formatos de maior proximidade, assim como um maior interesse pelo canal on-line.
Também o desenvolvimento de tecnologias digitais está a dinamizar uma profunda transformação do sector, estimulando os retalhistas a ajustar e diferenciar as suas propostas de valor. O digital potencia a inovação de produtos, serviços e modelos de negócio, e novas formas de interação com os consumidores, proporcionando também oportunidades de aumento de eficácia e agilidade operacional.
O sucesso de um retalhista para enfrentar os desafios emergentes de um contexto em permanente mudança depende da sua capacidade para, continuamente, preparar e desenvolver os seus futuros líderes, dotando os talentos de competências e conhecimentos adequados. Assim, o desenvolvimento dos futuros líderes do retalho deve assentar em dois eixos: crescimento interno e angariação de talento. No primeiro eixo, sublinhe-se a importância de criar os incentivos certos para o desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem contínua, desafio e mobilidade. No segundo eixo, deve promover-se a atracção de talento através de programas integrados, desenhados de forma a acelerar o desenvolvimento de competências críticas e incorporar novas competências.
Na Sonae MC, o programa Future Leaders @ Retail é desenhado e customizado para promover uma aprendizagem diferenciadora no mundo do retalho. Um programa de gestão e liderança que, tal como o nome indica, pretende gerar um pipeline de talento capaz de dar resposta a necessidades de curto e médio prazo da empresa. Procuramos desenvolver nos talentos que integram o programa competências que consideramos serem críticas no perfil de um futuro líder do retalho.
Durante um período de 9 meses, fomentamos conhecimentos nas áreas do marketing, operações, comercial e logística. Apostamos não só no conhecimento da cadeia de valor do retalho, como também no desenvolvimento de competências específicas de gestão e liderança. Procuramos mulheres e homens que sejam resilientes e mantenham uma atitude positiva, sendo capazes de se adaptarem a diferentes contextos, desafios e mudanças. Ambicionamos desenvolver futuros líderes que consigam ser um exemplo inequívoco nas nossas equipas, liderando pelo exemplo e mobilizando as mesmas para um trabalho em rede, com ética e valorizando a riqueza da heterogeneidade de experiências e perfis que temos na Sonae MC.
O programa Future Leaders @Retail conta com 3 edições no espaço de menos de um ano e meio, tendo admitido um total de 97 participantes entre mais de 1600 candidaturas. Esta iniciativa constitui uma boa prática no desenvolvimento de um conjunto circunscrito de competências críticas na organização, relevante para enfrentar os desafios da reconfiguração do sector e cumprir uma vocação de liderança sustentada em retalho alimentar.