Uma necessidade transversal a todas as áreas de negócio, é a de receber dinheiro. Usar a tecnologia proporcionada pelas empresas fornecedoras de soluções de pagamentos digitais, tem sido a grande tendência para dar resposta a esta necessidade.
Agora existem cada vez mais alternativas inovadoras e transformadoras da experiência de quem paga e de quem recebe. Para além das habituais formas de recebimento, em dinheiro, cartão, ou transferência bancária. Os pagamentos digitais vieram para ficar e tem sido crescente a sua utilização. Métodos como o MBWAY, com leitura do QR Code pelo telemóvel, juntamente com a tecnologia NFC – Near Field Communication, Apple Pay, Google Pay, os “Gadjets Contactless”, Pay-by-link, o Buy-now-pay later para pagamentos parcelados, estão a ser cada vez mais utilizados.
Outra grande tendência é aliar as vendas presenciais às vendas à distância e ter toda a solução integrada no mesmo “BackOffice”. Hoje, as empresas de pagamentos digitais fornecem soluções tecnológicas simples, de baixo custo e de fácil implementação, onde os pagamentos presenciais efetuados nos TPAs em loja, estão integrados na mesma plataforma dos pagamentos à distância. As empresas já não precisam de consultar os pagamentos recebidos no TPA noutra aplicação, nem trocar de TPA ou Gateway de pagamentos, sempre que pretendem trocar de conta bancária. Trata-se de uma solução “Omnichannel” adaptada a qualquer setor e a inúmeras áreas de atividade.
Com o alargamento da utilização dos pagamentos digitais, a experiência de quem paga também é significativamente melhorada, possibilitando ao cliente final pagar da forma que lhe seja mais segura, confortável e conveniente, pois tanto pode pagar a pronto, como de forma parcelada. O foco no cliente, aliado à qualidade do serviço prestado, será sempre o fator diferenciador das empresas que querem crescer num mercado cada vez mais competitivo.
As exigências dos clientes são cada vez maiores nas diversas áreas, com especial destaque para o aconselhamento no momento da compra e para a rapidez da entrega. No atendimento presencial, este aconselhamento é traduzido na atenção ao cliente em loja. Nas vendas online, já podemos utilizar assistentes virtuais com inteligência artificial e preferir comerciantes que adotaram o conceito das “Dark Stores”, para conseguirem uma entrega mais rápida. Esta nova tendência combina a loja física com um pequeno armazém, localizado mais perto do mercado alvo, tipicamente em centros urbanos. Desta forma conseguem-se entregas mais rápidas, muitas vezes no próprio dia, seja por transportadora, seja pelo levantamento em loja.
Mesmo entre o próprio setor empresarial, nas chamadas relações “B2B” entre empresas, os pagamentos digitais apresentam uma tendência crescente. A automatização dos processos com a integração dos pagamentos nos ERPs, Softwares de faturação, lojas online, otimiza os fluxos e diminui os custos administrativos. A progressão e o crescimento estão sempre assegurados pela escalabilidade das soluções modulares. Estas permitem dar uma resposta ajustada à dimensão do cliente ao longo do tempo.
No setor dos pequenos negócios também se verifica a crescente utilização destes modernos métodos de pagamentos digitais. Uma pequena empresa pode começar a vender através de um formulário gratuito, diretamente interligado à Gateway e proporcionar aos seus clientes todos os métodos disponíveis. Desta forma consegue, por exemplo, gerar links para estes formulários, que poderá enviar por email, por Whatsapp ou/e partilhar nas redes sociais. Numa fase posterior, pode igualmente evoluir para uma moderna loja online com resposta ao ciclo completo do negócio, desde a encomenda ao pagamento integrado e até à emissão automática da fatura.
Como se pode verificar, independentemente do setor de atividade a adoção de pagamentos digitais está em franca expansão e quem basear a sua atividade apenas no modelo tradicional de negócio, está a perder eficiência e competitividade num ano marcado pelo surgimento de inovadoras soluções tecnológicas.
Nuno Breda,
Cofundador Ifthenpay