As empresas têm um papel fundamental na nossa sociedade, sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes, e quem as lidera tem a responsabilidade de tentar fazer com que as comunidades onde estão inseridas tenham cada vez melhores condições de vida.
No meu caso em particular, sou CEO de uma microempresa, que tem lojas em três concelhos bastante pequenos em densidade populacional, e isso nunca me demoveu de, na minha área e mediante as minhas possibilidades, pensar nos outros.
Esse é o primeiro passo para que, de forma consistente, consigamos fazer algo que faça a diferença.
Apesar de sermos uma empresa micro, a responsabilidade social é um dos nossos pilares mais importantes.
Já conseguimos entregar cerca de quatrocentos óculos graduados em mão em seis países subdesenvolvidos. Todo este trabalho só foi possível com a ajuda dos nossos clientes e fornecedores e dezenas de voluntários nos vários países.
Em Portugal, mais concretamente na nossa área de atuação, desenvolvemos um projeto social, o “Reciclar para Ajudar”, pioneiro no país, em que recebemos armações usadas dos nossos clientes ou de qualquer pessoa que as tenha na gaveta e que não precise delas, e damos-lhes uma nova vida.
Se estiverem em excelente estado de conservação, irão servir para colocar novas lentes graduadas para ajudar nas Missões Solidárias; se não estiverem, irão para duas instituições, a APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) e a ARCIL (Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados da Lousã), onde formamos alguns dos seus utentes para que sejam capazes de desmantelar as armações, as quais seguem para reciclagem. Estas instituições ficam com o valor angariado.
Esta breve explicação de parte do trabalho social que temos desenvolvido, serve para explicar que não é preciso sermos empresas ditas grandes para fazermos a diferença na vida das pessoas. É essa a mensagem que quero passar. Que nós sejamos mais uma inspiração para conseguir mudar vidas.
Vítor Martins,
sócio-gerente da Maxivisão, eleito Ótico Internacional do Ano 2024