A OpenAI lançou o seu modelo de linguagem mais avançado esta semana com o lançamento do GPT-5, um produto emblemático que, segundo a empresa, irá melhorar o ChatGPT, uma vez que este se aproxima de uma avaliação de 500 mil milhões de dólares e pretende afastar concorrentes como a Google, a Anthropic e outras.
A OpenAI chamou o GPT-5 de “o seu modelo mais inteligente, rápido e útil até agora”, enfatizando melhorias na codificação, matemática, escrita e questões relacionadas à saúde.
O GPT-5 pode responder a perguntas mais rapidamente e é menos suscetível a alucinações (quando um modelo de linguagem produz acidentalmente resultados incorretos ou enganosos) do que os modelos anteriores, de acordo com a OpenAI.
A OpenAI definiu o GPT-5 como um modelo mais completo, com raciocínio mais profundo e melhor capacidade de execução de tarefas, melhorando principalmente os modelos anteriores, em vez de trazer recursos totalmente novos. A OpenAI publicou dados que mostram maior precisão do GPT-5 na resposta a perguntas científicas de nível de doutorado e na execução de tarefas de codificação.
O GPT-5 também é melhor na elaboração e edição de relatórios, e-mails e muito mais, com a OpenAI a observar que o modelo de linguagem pode fornecer respostas mais detalhadas e úteis. A empresa afirma que, quando se trata de questões relacionadas à saúde, o GPT-5 é “mais como um parceiro de pensamento ativo” do que os modelos anteriores, dizendo que ele se adapta ao contexto, nível de conhecimento e localização geográfica dos utilizadores ao responder às perguntas.
O modelo de linguagem foi lançado para os utilizadores do ChatGPT Plus, Pro, Team e Free na passada quinta-feira e será lançado para os utilizadores Enterprise e Education dentro de menos de uma semana.
(Com Forbes Internacional/Antonio Pequeño IV)