As ações da Alphabet, empresa-mãe da Google, caíram 3% para um mínimo de 2024 esta semana, depois de a OpenAI ter lançado uma versão de teste do SearchGPT, um novo motor de busca alimentado por inteligência artificial a implementar no ChatGPT, que poderá introduzir a OpenAI num mercado de pesquisa na Internet dominado pela Google.
O SearchGPT, um novo motor de busca criado com os modelos de IA da OpenAI, foi lançado como um “protótipo” temporário entre um pequeno grupo de utilizadores – alegadamente incluindo cerca de 10 mil pessoas – e editores, disse a empresa.
O SearchGPT resume as informações dos websites e, em seguida, fornece descrições curtas com uma ligação de atribuição, em vez de ligar diretamente a um website, e permite que os utilizadores façam perguntas complementares ou abram outras ligações relevantes numa barra lateral.
Num exemplo, da pesquisa de festivais de música em Boone, Carolina do Norte, em agosto, resulta numa lista de cada festival e numa breve descrição, seguida de um link para o website desse festival, com uma barra lateral com links para outros resultados relevantes, como a programação de eventos ou a venda de bilhetes.
Os editores poderão “gerir a forma como aparecem” nos resultados de pesquisa, de acordo com a OpenAI, referindo que podem optar por não ter o seu conteúdo utilizado para treinar os modelos da OpenAI, embora continuem a aparecer nas pesquisas.
A OpenAI disse que planeia “integrar o melhor destas funcionalidades” no ChatGPT no futuro, embora a empresa não tenha especificado quais as funcionalidades a incluir.
(Com Forbes Internacional/Ty Roush)