Novembro e dezembro são meses em que o consumo na Europa se impulsiona com a época natalícia. Além disto, a tradição norte-americana da Black Friday está já completamente implementada na Europa e passou a fazer parte dos planos dos europeus para preparar os presentes de Natal.
O Mastercard Economics Institute lançou o seu relatório Mastercard SpendingPulse, que mede as vendas no retalho nas lojas físicas e on-line em todas as formas de pagamento nos mercados europeus e as conclusões mostram a resiliência da economia: os gastos globais nos meses de novembro e dezembro, excluindo as vendas de automóveis, devem crescer 2,9% em relação ao mesmo período do ano anterior em toda a Europa.
“Os consumidores europeus estão mais confiantes na época do Natal, comparativamente com o ano passado, mas continuam atentos aos seus gastos. Isto significa que os consumidores estão a privilegiar as principais categorias de presentes, como moda, beleza e equipamentos eletrónicos, mas são mais sensíveis ao preço – e estão mais atentos às ofertas da Black Friday para maximizar o valor”, resume Natalia Lechmanova, economista-chefe para a Europa do Mastercard Economics Institute.
Além deste relatório, um estudo feito junto dos jovens portugueses e europeus pela Mastercard ajuda a entender as tendências de consumo da Geração Z e o que pode ser um bom presente para esta faixa etária.
Cinco tendências de consumo a conhecer
São as cinco tendências de consumo para os meses de novembro e dezembro na Europa, segundo a Mastercard a descobrir:
Gastar um pouco mais, com confiança na economia
As conclusões do relatório Mastercard SpendingPulse sobre os gastos dos europeus nos meses de novembro e dezembro mostram disponibilidade para gastar um pouco mais do que no período homólogo de 2023. Num cenário económico complexo, este estudo projeta um gasto 2,9% maior do que no ano passado (com exceção do setor automóvel), numa demonstração de confiança na economia por parte dos europeus. Em particular nos países do sul, leste e centro do continente há uma perceção mais positiva das finanças pessoais.
Foco nas compras de moda, beleza e eletrónicos
As compras neste período de Natal vão recair sobretudo em roupa e acessórios, beleza e equipamentos eletrónicos. Aliás, entre 1 de novembro e 24 de dezembro, estima-se que os gastos no setor da electrónica tenha aumentos significativos, sobretudo no Reino Unido (+4,7% em relação ao período homólogo de 2023), Alemanha (+3,9%), Hungria (+1,8%) e Países Baixos (+1,5%). Estas categorias estão também nas prioridades de compras para a Black Friday entre os consumidores.
Investir na Black Friday
As promoções de dia 29 de novembro foram levadas a sério pelos consumidores europeus que vêem neste dia uma oportunidade para poupar e preparar as compras de natal. As projeções do Mastercard Economics Institute apontavam para um aumento dos gastos em vestuário neste dia em países como a Hungria (+5,9% em relação ao período homólogo de 2023), Espanha (+4,5%) e República Checa (+4,5%). Nestas promoções estima-se também um aumento dos gastos com gadgets que terão sido maiores em países como o Reino Unido (+5,53%), Alemanha (+4,5%) e República Checa (+3,2%).
Oferecer experiências à Geração Z
Segundo o último estudo feito pela Mastercard junto da Geração Z, que compreende os jovens entre os 14 e os 29 anos, esta faixa etária prefere receber e investir em experiências como viagens e espetáculos ao vivo, do que em objetos físicos. 52% dos jovens portugueses entre os 18 e os 24 anos estão a aumentar os seus gastos neste tipo de experiências durante o ano de 2024 (mais do que qualquer outro grupo etário em Portugal) e os motivos são simplesmente o facto de “valerem sempre a pena”(81%), as memórias que criam (45%) a oportunidade de as partilhar com outros (38%).
Estas experiências não são apenas grandes viagens ou concertos de artistas internacionais em grandes salas (embora estas experiências também sejam desejadas pela Geração Z). Este grupo etário procura também vivências intimistas como espetáculos pequenos de artistas independentes locais (52% dos jovens), um cocktail num bar sofisticado (51%), ou um jantar num restaurante familiar (73%).
Portugal entre as escolhas dos destinos de inverno
O mediterrâneo está a inspirar as férias de inverno dos consumidores europeus. Portugal é um dos destinos tendência, tal como Espanha e Marrocos. Aqueles que querem tirar um intervalo do tempo frio e procuram praias, fazem-no em Abu Dhabi ou na Tailândia, e quando se procura um típico destino de inverno, com frio e neve, a Polónia e a Hungria estão a ganhar popularidade.
Este conteúdo patrocinado foi produzido com a colaboração da Mastercard.