“O que torna alguém um grande líder?”
Esta pergunta surgiu em quase todas as entrevistas com Colin Powell, Secretário de Estado dos Estados Unidos de 2001 a 2005, que faleceu na passada segunda-feira, aos 84 anos de idade, vítima de complicações relacionadas com a COVID-19 apesar de estar totalmente vacinado contra a doença
A pergunta fazia sentido dada a distinta carreira de Powell no Exército (onde chegou a general de quatro estrelas) e quarenta anos de serviço público como conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos (no tempo de Ronald Reagan, de 1987 a 1989), presidente do Estado-Maior das Forças Armadas (durante a governação de Bill Clinton), além de secretário de Estado dos EUA do presidente George H. W. Bush durante a Guerra do Golfo de 1991.
“Liderança é inspirar pessoas com um sentido de finalidade”
Carmine Gallo, especialista da FORBES em estratégia de liderança, recorda que a resposta de Powell à pergunta sobre liderança permaneceu consistente durante décadas: “Liderança é inspirar pessoas com um sentido de finalidade.”
Carmine Gallo traz à baila o livro “It Worked for Me”, de Powell, no qual o militar e político compartilhou uma história sobre um documentário que ele viu no Empire State Building. Esse documentário focou-se nas maravilhas do edifício: na sua história, na sua construção e estrutura e no seu design. Todavia, Powell ficou impressionado com a cena final do filme no subsolo do prédio, onde cinco homens estavam a retirar autênticas montanhas de lixo.
“Qual é o seu trabalho?” perguntou o narrador, ignorando a sua tarefa óbvia.
Powell lembra que um dos trabalhadores sorriu e disse: “O nosso trabalho é garantir que amanhã de manhã, quando as pessoas de todo o mundo vierem a este edifício maravilhoso, ele brilhe, esteja limpo e tenha uma aparência ótima”.
Powell disse que o trabalho do homem – a sua missão – era levar o lixo para o exterior. Mas o seu objetivo era garantir que a obra-prima de um edifício deixasse os visitantes maravilhados.
“A administração do prédio só pode atingir o seu objetivo se todos na equipa acreditarem nela com a mesma convicção do trabalhador sorridente no subsolo”, escreveu Powell. “Bons líderes estabelecem visão, missões e metas. Grandes líderes inspiram cada seguidor em todos os níveis a interiorizarem o seu propósito e a entender que o seu propósito vai muito além dos meros detalhes do seu trabalho”.
De acordo com Powell, quando todos numa organização estão unidos numa finalidade, é um passo fundamental para construir uma equipa vencedora.
O especialista da FORBES em estratégia de liderança, Carmine Gallo, diz que a história de Powell lembra-lhe “uma investigação para identificar como John F. Kennedy inspirou centenas de milhares de pessoas a trabalhar incansavelmente na missão lunar”.
Diz Carmine Gallo que “o segredo para motivar as equipas a realizar o impossível é dividir o projeto em metas menores, mas lembrar aos membros da equipa o seu objetivo final. Nesse caso, funcionários e cientistas da NASA foram motivados pelo objetivo de serem a primeira equipa a colocar um humano na lua”.
“Os líderes aumentam a motivação dos funcionários quando complementam as diretrizes claras sobre o trabalho do dia-a-dia com um retrato inspirador das aspirações finais da organização”, de acordo com o estudo.
“Liderança tem tudo a ver com seguidores”, disse Powell.
Conclui Carmine Gallo: “O segredo é que os líderes mostrem consistentemente às pessoas como as suas tarefas diárias se encaixam no quadro geral”.
“Liderança tem tudo a ver com seguidores”, disse Powell aos alunos num discurso de finalistas da Rice University. “Os líderes colocam os seguidores no melhor ambiente possível para cumprir uma missão. Funciona em qualquer empreendimento no mundo onde as pessoas se reúnam para alcançar um propósito”.
Carmine Gallo recorda que Powell afirmou que aprendeu sobre o poder da finalidade durante a sua carreira no exército. Cada soldado entendia o objetivo simples e abrangente: defender os Estados Unidos. “Os seres humanos precisam ter um propósito, não apenas missões e objetivos”, disse ele.
Powell declarou uma vez ao filantropo bilionário David Rubenstein que os líderes deveriam colocar a si próprios as seguintes perguntas:
O que estou a tentar fazer?
Qual é o propósito?
Qual é a visão?
Porque estamos aqui?
O que estamos a fazer?
Powell afirmou que apenas quando um líder é claro sobre o propósito, ele deve comunicá-lo de forma consistente a todos os níveis da organização.
“É disso que se trata a liderança – inspirar seguidores”, acrescentou Powell.
“Quando alguém faz as pessoas sentirem que o seu trabalho é parte de algo maior do que elas, ganha a sua confiança e respeito”, salienta Carmine Gallo.