Setembro tornou-se o mês em que os fãs da Apple e os utilizadores de iPhone esperam que a marca lance a versão mais recente dos seus icónicos smartphones. Ontem, 14 de setembro de 2021, foi esse dia, em que a Apple anunciou as suas novas estrelas, o iPhone 13, o iPhone 13 Mini, bem como o iPhone 13 Pro e o iPhone 13 Pro Max.
Ou seja, quatro modelos de uma assentada. O iPhone 13 e o iPhone 13 Mini dispõem, cada um de duas câmaras (com zoom ótico 2X). O iPhone 13 Pro e o iPhone 13 Pro Max apresentam três câmaras cada um (zoom ótico total de 6x).
Os novos iPhone 13 variam em tamanho: de 5,4’’ (131,5 mm de altura o mini) a 6,7″ (ou 160,8 mm de altura para o Pro Max), passando pelos iPhone e iPhone Pro standard a posicionarem-se no meio com 6,1″ (146,7 mm de altura).
Em termos de pesos: 140 gramas (Mini), 173 gramas (iPhone 13), 203 gramas (Pro) e 238 gramas (Pro Max).
Existem outras diferenças, principalmente entre as versões standard e Pro. Os modelos Pro têm menos cores divertidas, mas apresentam um kit de câmera mais avançado com telefoto 3x (Zoom ótico a 3x para ampliar, zoom ótico a 2x para afastar; zoom ótico total a 6x; Zoom digital até 15x) e uma câmera adicional mais panorâmica.
A Apple finalmente aumentou a memória base do iPhone para 128 GB. Ainda não é o suficiente, mas é um começo. Os modelos Pro também começam com 128 GB, mas vão até 1 TB.
Estes iPhones, que são mais resistentes devido ao material Ceramic Shield, incluem um processador A15 Bionic mais poderoso, câmaras mais avançadas e ecrãs de retina mais brilhantes (o ecrã OLED é 28% mais luminoso, tendo até 800 nits, permitindo ver com mais nitidez à luz do sol e atingindo os 1200 nits se estiver a ver conteúdos HDR.
Outro upgrade reside numa bateria de longa duração (até mais 2,5 horas de autonomia no iPhone 13 e até mais 1,5 horas de autonomia no iPhone 13 mini, segundo o fabricante), com os modelos Pro a poderem armazenar até 1 terabyte de dados.
Estes são, de longe, os iPhones mais potentes que a Apple criou e, como são todos preparados para 5G, estes são, igualmente, os smartphones que podem dar o pontapé inicial no superciclo de atualização do iPhone que os analistas financeiros vêm a prever desde o ano passado.
Nova arquitetura
A equipa de Tim Cook, CEO da Apple, redesenhou a arquitetura dos smartphones, rodando as objetivas 45º, de modo a criar espaço para o sistema de câmara dupla e para incluir o sensor da grande angular, que é agora maior, captando 47% mais luz, para melhores fotos e vídeos.
A marca integrou igualmente a tecnologia de estabilização ótica de imagem por movimento do sensor, tendo colocado um sensor mais rápido na câmara Ultra grande angular.
O HDR inteligente 4 reconhece até quatro pessoas e melhora o contraste, a iluminação e até o tom de pele de cada uma. Para que todos apareçam no seu melhor.
O sistema de câmara frontal TrueDepth tem todas as funcionalidades das câmaras traseiras: modo cinematográfico, estilos fotográficos, gravação Dolby Vision HDR, modo profundidade, selfies no modo noite, HDR inteligente 4, Deep Fusion e muito mais. “Para selfies como nunca viu”, promete a tecnológica americana.
Modo cinematográfico
Uma das novidades mais interessantes recai no modo cinematográfico no vídeo, o qual é capaz de criar automaticamente efeitos de profundidade e transições de foco.
Ou seja, o modo cinematográfico prevê quando um novo motivo de interesse vai entrar no enquadramento e ajusta o foco nesse momento.
Mais incrível mesmo é que o efeito de profundidade pode ser ajustado mesmo depois de gravada a cena.
Ou seja, se se quiser alterar o foco ou ajustar a desfocagem depois de acabar as filmagens, é possível de fazê-lo no iPhone com alguns gestos e toques. “Nem as câmaras de cinema profissionais chegam a tanto”, refere a Apple.
A Apple também aproveitou o evento para lançar novos iPads e o novo Apple Watch 7, ambos modelos atualizados que vão agradar aos fãs de ambos os produtos.
Quanto custa?
O iPhone 13 Mini custa em Portugal desde 829 euros. O iPhone 13 tem um preço a começar nos 929 euros. O iPhone 13 Pro tem um PVP a partir de 1179 euros. O iPhone 13 Pro Max custa desde 1279€.
A loja da Apple online já aceita encomendas.