O milionário Jeff Bezos investiu 72 milhões na Toloka, uma empresa de IA

Jeff Bezos, co-fundador da Amazon, é atualmente o segundo homem mais rico do planeta. Na lista de 2025 dos mais ricos do mundo, publicada pela Forbes Internacional, o empresário, que criou o gigante de e-commerce a partir da sua garagem, em 1994, acumula uma fortuna de cerca de 215 mil milhões de dólares (cerca de…
ebenhack/AP
Foi através da sua holding pessoal, a Bezos Expeditions que o segundo homem mais rico do planeta investiu na Toloka, uma empresa de soluções de dados de inteligência artificial, com sede em Amesterdão, nos Países Baixos.
Negócios

Jeff Bezos, co-fundador da Amazon, é atualmente o segundo homem mais rico do planeta. Na lista de 2025 dos mais ricos do mundo, publicada pela Forbes Internacional, o empresário, que criou o gigante de e-commerce a partir da sua garagem, em 1994, acumula uma fortuna de cerca de 215 mil milhões de dólares (cerca de 191 mil milhões de euros). Atualmente ele é dono de pouco mais de 10% da companhia, que vale 2 biliões de dólares (cerca de 1,77 biliões de euros), a quarta maior empresa do mundo por capitalização bolsista.

Porém, os negócios de Bezos vão muito além da Amazon. Além de ser dono do The Washington Post e da Blue Origin, investe em muitas outras áreas através da sua holding pessoal, a Bezos Expeditions. Foi através desta que investiu recentemente 72 milhões de dólares (64 milhões de euros) na Toloka, uma empresa de soluções de dados de inteligência artificial, com sede em Amesterdão, nos Países Baixos.

Além da Bezos Expeditions, também Mikhail Parakhin, CTO da Shopify, está a alinhar neste financiamento, e entrará no conselho de administração da empresa como presidente executivo.

A notícia foi avançada pela fundadora e CEO da Toloka, Olga Megorskaya à Reuters, adiantando ainda que o investimento pretende dar seguimento à expansão do negócio da companhia, sobre tudo no mercado norte-americano. A Toloka, que treina modelos de IA com recurso a uma rede de especialistas, faz parte do Grupo Nebius, e já trabalhou com a Amazon e com a Microsoft.

O Grupo Nebius surgiu o ano passado da divisão dos ativos do gigante russo da internet, a Yandex, num negócio avaliado então em 5,4 mil milhões de dólares (4,62 mil milhões de euros). Além da Bezos Expeditions, também Mikhail Parakhin, CTO da Shopify, está a alinhar neste financiamento, e entrará no conselho de administração da empresa como presidente executivo.

 

Mais Artigos