O melhor do design da moda nacional e africana no Portugal Fashion

O Portugal Fashion está de regresso, em formato físico, isto depois de, na última edição ter sido integralmente em formato digital. O evento, que se tem distinguido ao longo dos anos na descoberta de novos valores, decorre no Porto, mais concretamente na Alfândega do Porto, de 12 a 16 de outubro. Sendo mais do que…
ebenhack/AP
Após a edição "Sofa Edition", o Portugal Fashion volta com desfiles físicos e emissão digital. O melhor do design da moda nacional estará no Porto, num evento que reúne também designers de África.
Forbes Life

O Portugal Fashion está de regresso, em formato físico, isto depois de, na última edição ter sido integralmente em formato digital. O evento, que se tem distinguido ao longo dos anos na descoberta de novos valores, decorre no Porto, mais concretamente na Alfândega do Porto, de 12 a 16 de outubro.

Sendo mais do que um acontecimento de moda e sendo uma afirmação de modernismo e de aposta na promoção da imagem nacional, o Portugal Fashion inclui mais de 30 desfiles de moda de designers e marcas lusitanas, mesas redondas, conversas, showrooms e um brandup market.

“Depois de uma Sofa Edition, o melhor do design de moda nacional sai à rua com desfiles físicos mais emissão digital”, anuncia a organização.

O primeiro dia da 49ª edição do Portugal Fashion principia esta terça-feira, dia 12 de outubro, pelas 14 horas, com talks” e mesas redondas sobre moda em Portugal e África.

De resto, uma das novidades desta edição do Portugal Fashion resulta de uma parceria com o Creative Africa Nexus (CANEX), do Afreximbank, programa do Banco de Investimento africano, que pretende facilitar o investimento na economia criativa e cultural africana.

Parceria com o Creative Africa Nexus traz cerca de 20 designers de diversos países de África a esta 49ª edição do Portugal Fashion.

Tendo como objetivo a apresentação dos designers e marcas ao tecido empresarial, haverá uma conferência que serve também como oficialização desta mesma parceria de três anos entre o Creative Africa Nexus e o Portugal Fashion.

Cerca de 20 designers de diversos países de África irão mostrar o seu trabalho com o intuito de o dar a conhecer ao mercado nacional, esperando, com esta abordagem, conseguir novos desafios, novos mercados internacionais e desenvolver a sua capacidade através da incubação da marca.

São 8 designers em desfile – três no Bloom e cinco na plataforma principal -, estando as restantes 12 marcas representadas no BrandUp, o showroom do Portugal Fashion, que regressa nesta edição.

Dia 13

Dia 13, relevo para a Bloom, plataforma para destacar jovens criadores que conta com talentosos designers portugueses e africanos e as suas respetivas marcas: Vítor Dias (vencedor do concurso Ecodesign Famalicão Cidade Têxtil), Huarte, Rita IBS e AH Cor (no “Bloom Upload”), Maria Carlos Baptista e Marcelo Almiscarado (no “Bloom Contest”) e Arieiv, em termos de criadores portugueses. Do lado dos talentos africanos em nome da Canex, realce para Anissa Aida, Doreen Mashika e Mafi Mafi.

Dia 14

No dia 14, haverá vários desfiles e iniciativas: Anyango Mpinga (12h00), Inês Torcato (13h30), Nuno Miguel Ramos (14h30), Odio Mimonet (15h30), Unflower (16h30), Ernest W. Baker (17h30), Segurança rodoviária x Katty Xiomara (18h30) e Marques’almeida (20h00).

Dia 15

Sexta-feira, 15 de outubro, abre com um desfile de Diogo Miranda (10h30). O resto do programa de dia 15 é feito com as produções de Miguel Vieira (12h), Susana Bettencourt (14h30), Estelita Mendonça (15h30), Sophia Kah (16h30), Maison D’Afie (17h30), David Catalán (18h30), Pé de Chumbo (19h30), Luís Onofre (21h) e Rich Mnisi (22h00).

Dia 16

O último dia do Portugal Fashion, sábado dia 16 de outubro, encerra com um programa bem recheado: Maria Gambina (11h00), Katty Xiomara (12h00), (Re)Veste (14h00), Carolina Sobral (15h00), Davii (17h30), Hugo Costa (18h30), Alexandra Mora (19h30), Taibo Bacar (20h30) e Alves/Gonçalves (22h00).

Ainda no dia 16, pelas 16h30, haverá um desfile de sapatos e malas com as marcas Ambitious, Fly London, Gladz J., Reinaldo, Leathergoods, Mariano, Nobrand e Rufel.

“O que é isso que tens vestido?”, o mote

Esta edição do Portugal Fashion pretende marcar uma viragem no modo de vida e incentivar à adoção de um estilo mais livre e glamoroso. O mote escolhido, “What’s that you are wearing”, apela também a uma maior responsabilidade ambiental e social por parte de todos: “De onde vem a roupa? Quem fez? Que materiais usa? É peça única ou massificada? O preço é justo? Quantas horas demorou a fazer, a pensar, a questionar, e até a duvidar se o caminho era realmente aquele? O que é isso que tens vestido? Sabes?”, são as perguntas, porventura incómodas, que a organização do evento lança.

O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários, sendo cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Mais Artigos