“A ideia é conseguirmos dar uma panorâmica da melhor comida do mundo em apenas três dias e num único lugar”, resume o chef Heinz Beck, detentor de três estrelas Michelin e anfitrião do “Gourmet Culinary Extravaganza”, um evento que junta em Portugal 11 conceituados chefs de vários países. “Habitualmente as pessoas demoram muito tempo a conseguir experimentar toda esta comida, uma vez que têm de ir a todos os restaurantes. Esta vai ser uma forma muito bonita de consumir alta gastronomia de uma forma diferente”, remata.
Portugal estará representado por José Avillez, que já acumula duas estrelas Michelin. Em conversa com a FORBES, Heinz Beck afirma que esta é uma experiência “muito desafiante” e define-a como necessária para “afirmar o Algarve como destino preferencial. “Se as pessoas vêm passar férias a um lugar tão bonito quanto o Algarve e estão habituadas a altos padrões de qualidade, nós queremos que a gastronomia acompanhe esses padrões”, reforça.
A casa do “Gourmet Culinary Extravaganza”, que decorre durante três dias – de 29 a 31 de Outubro – e que oferece cinco refeições totalmente diferentes aos participantes é o Conrad Algarve, um hotel de cinco estrelas na Quinta do Lago que tem sido consecutivamente reconhecido pelos World Travel Awards (uma espécie de óscares do turismo) desde a sua inauguração, em 2012. Para quem quiser experimentar as várias modalidades, o investimento é de cerca de 800 euros.
Para o director do Conrad Algarve, Joachim Hartl, o Culinary Extravaganza é a evolução natural de uma aposta que tem sido feita na gastronomia de luxo, na região. “Nós temos muita experiência e trazemos chefs internacionais”, nota, salientando que é uma aposta virada sobretudo para um público estrangeiro: “80% dos nossos clientes não são portugueses. Esta é uma forma de promover o Algarve junto deles”, remata, antes de adiantar que espera esgotar os 500 lugares disponíveis – cerca de 100 por refeição.
Um regalo luxuoso
O jantar inaugural, que já está esgotado, vai acontecer no Gusto by Heinz Beck (o restaurante do hotel) e conta com sete pratos e quatro chefs responsáveis pela experiência: no total, são seis estrelas Michelin à mesa.
O brunch de domingo, dia 30, pede que sejam deixados os fatos de gala e convida todos a ir para o Dado Q, o restaurante junto da piscina, para um barbecue preparado pelo chef Jose Barza, do Conrad Cairo, pelo preço de 95 euros por pessoa.
A comida libanesa vai ser a estrela da refeição, e pode ser uma óptima preparação para o grande evento do “Gourmet Culinary Extravaganza”: a festa “Undergound Culinary Extravaganza” acontece no domingo à noite na garagem – isso mesmo, na garagem – do hotel e custa 195 euros por pessoa. Aí terá a oportunidade de provar comida de dez dos chefs presentes no evento.
Segunda-feira começa com gastronomia italiana e um almoço Pasta&Pizza pelas mãos de Heinz Beck (95 euros por pessoa) e termina com um jantar gourmet (195 euros) em que serão servidos sete pratos de assinatura de três chefs diferentes. Ambas as refeições terão lugar no Gusto.
Todas as cinco refeições que compõem o evento vão ser harmonizadas com vinhos portugueses, à responsabilidade de um grupo de nove sommeliers liderados por António Lopes, do Conrad Algarve. “É sempre muito desafiante gerir muitos chefs a trabalhar juntos, mas nós sabemos como fazer acontecer”, conta-nos a sorrir, antes de revelar que, no final, só espera “ganhar mais amigos”.
Afinal, a escolha dos profissionais a convidar foi feita para isso mesmo: “escolhi os chefs pensando naqueles que conhecia e nos que gostava de conhecer!”
Para Joachim Hartl, esta é claramente uma aposta para ganhar no médio prazo, quando o Algarve passar também a ser um destino gastronómico de luxo.