O maior pedaço de Marte na Terra vai a leilão este mês e espera-se que bata recordes de vendas

Um meteorito de cerca de 25 quilogramas de Marte, que se acredita ser o maior pedaço do planeta atualmente na Terra, será vendido à melhor oferta no final deste mês num leilão da Sotheby's que deverá render entre 2 e 4 milhões de dólares (1,7 e 3,4 milhões de euros). Denominado NWA 16788, o exemplar…
ebenhack/AP
A Sotheby's está a leiloar o maior pedaço de Marte que alguma vez caiu na Terra.
Economia

Um meteorito de cerca de 25 quilogramas de Marte, que se acredita ser o maior pedaço do planeta atualmente na Terra, será vendido à melhor oferta no final deste mês num leilão da Sotheby’s que deverá render entre 2 e 4 milhões de dólares (1,7 e 3,4 milhões de euros).

Denominado NWA 16788, o exemplar foi encontrado em novembro de 2023 na remota região de Agadez, no Níger, parte do deserto do Saara.

O “achado único numa geração” tem uma tonalidade vermelha e uma crosta de fusão vítrea que, segundo a Sotheby’s, sugere que foi expelido da superfície de Marte por um impacto de asteroide tão poderoso que transformou alguns dos minerais do meteorito em vidro.

Existem cerca de 77 mil meteoritos oficialmente reconhecidos na Terra e, desses, apenas 400 são de origem em Marte, segundo a Sotheby’s.

Espera-se que o pedaço de rocha atinja entre 2 e 4 milhões de dólares quando for vendido a 16 de julho, o que o torna o meteorito mais valioso alguma vez oferecido em leilão.

NWA 16788

(Com Forbes Internacional/Mary Whitfill Roeloffs)

Mais Artigos