Num mundo em constante mudança, em que tudo acontece a grande velocidade, a inovação tornou-se essencial ao sucesso e à evolução de todos os negócios — e no interior de Portugal muitas novidades estão a surgir, nomeadamente na região de Aveiro.
Para dar a conhecer a nova morada da inovação em Portugal, vai ter lugar no próximo dia 10 de novembro um side event da Web Summit intitulado “A inovação está a mudar de endereço. Vais ficar de fora?”
O evento é promovido pelo Hubvila, espaço de cowork especialista em consultoria e organização de eventos, em parceria com a Acelera Portugal, a aceleradora de empresas que apresenta o seu programa durante o evento. A Acelera Portugal é uma das marcas da Hypernova, a marca mãe que impulsiona o crescimento de Aveiro em diversas áreas, da educação ao real estate, através de empresas próprias criadas para cada setor.
O encontro vai destacar a importância do interior do país, sobretudo da região de Aveiro, no panorama empresarial português, reforçando o seu papel como novo polo de inovação.
Aveiro, uma cidade empresarial
A população de Aveiro tem vindo a aumentar de forma notável. E, de acordo com a autarquia local, este aumento deve-se, em grande parte, à força do seu tecido empresarial, que gera oportunidades de negócio e emprego. Basta dizer que, há dois anos, o município se destacou como o 4.º distrito com mais PME Excelência de Portugal, uma distinção conferida pelo IAPMEI às empresas com melhor desempenho em todo o país. Servido por excelentes infraestruturas e com modernas vias de comunicação e transportes, Aveiro é o novo lugar da inovação e está em desenvolvimento o Hub de Tecnologia Europeu.
Descentralizar empresas e apoios
A inovação está a mudar de endereço. Vais ficar de fora?, tem como tema central a descentralização das empresas e dos apoios, com destaque para o papel crescente das academias, dos centros de investigação e das entidades financiadoras que estão a formar a nova realidade da inovação. Serão apresentados casos, relatados percursos de startups e descritos os panoramas da inovação em Portugal. Transversalmente, será transmitida informação privilegiada especialmente dirigida a investidores e a empreendedores. É fundamental que o tecido empresarial português tome nota do que o desenvolvimento da região de Aveiro tem ganho com esta mudança de lugar da inovação.
Inovação e qualidade de vida
Um dos pilares desta mudança é o interesse de portugueses e estrangeiros em conduzir as suas carreiras fora dos grandes centros urbanos. A criação de startups e o aparecimento de empresas no interior de Portugal é disso prova e a recente pandemia, que levou inúmeros profissionais a saírem das cidades, também terá sido uma gota de água a fazer transbordar este movimento. A favor da mudança, como não podia deixar de ser, a possibilidade — testada e aprovada — de trabalhar remotamente na maior parte do tempo, graças às tecnologias de comunicação e informação. Todo este fenómeno conduziu ao aparecimento de linhas de investimento com o fim de apoiarem a integração de empresários que se envolvem, de facto, na aceleração dos seus negócios, e o melhor exemplo é o Flywheel, que, apenas para começar, está a promover a aceleração de 15 startups mas que, em 3 a 5 anos, tem capacidade para acelerar cerca de 200. É caso para dizer que o futuro chegou mesmo a Aveiro.
Inscrições
A inovação está a mudar de endereço. Vais ficar de fora? Compõe-se de dois painéis. No primeiro, investidores privados que estão cientes do valor da inovação que está a acontecer no interior do país terão a palavra sobre tendências de descentralização; critérios de decisão; riscos e oportunidades; e infraestruturas e políticas públicas, entre outros. No segundo, representantes da Acelera Portugal e fundadores de startups e empresas que vêm conquistando terreno pela diferença, em setores como contabilidade dirigida a startups, ótica, turismo, software e especialistas em internacionalização.
O programa definitivo será revelado em breve, mas uma coisa é certa: a inovação é imparável e acontece quando há boas ideias, bons profissionais e impulsionadores que saibam identificar oportunidades. Se quer ficar a par de todo este movimento, não pode perder este evento.
As inscrições já estão abertas e os lugares são limitados. Marque a sua presença aqui.
Porque vale tanto o interior?
- Custos operacionais mais baixos e runway mais longo para startups;
- Talento estável e melhor retenção (menos rotatividade também devido à qualidade de vida);
- Proximidade com a indústria e PME exportadoras;
- Universidades e I&D aplicados fora dos grandes centros;
- Apoio municipal ágil e incentivos locais, com impacto econômico direto nas regiões.
Este conteúdo foi produzido em parceria com a Acelera Portugal e com a HubVila.





