A Bentley está a celebrar a produção do último motor de 12 cilindros de alta performance construído à mão na sede da empresa no Reino Unido, em Crewe. Este momento marca o fim de um capítulo na história da Bentley, à medida que as últimas unidades dos Bentayga, Continental GT e Flying Spur equipadas com o imponente motor W12 saem da linha de produção.
Mais de 100.000 motores W12 foram produzidos desde que a mecânica foi introduzida no Continental GT original, em 2003, com 560 cv.
Cada motor W12 é fabricado à mão em Crewe, um processo que leva cerca de sete horas e exige a montagem meticulosa de 2.600 componentes separados.
O W12 desempenhou um papel vital na evolução da Bentley enquanto marca de automóveis de luxo.
Andreas Lehe, Membro do Conselho de Administração para a Produção da Bentley Motors, afirma que “a introdução do motor ajudou a mudar a face da empresa quase da noite para o dia, e assim ficará na história como um verdadeiro marco, devendo-nos sentir muito orgulhosos de ter projetado, desenvolvido e fabricado um ícone assim na Grã-Bretanha, por tanto tempo.”
O motor W12 também desempenhou um papel fundamental no estabelecimento também da ‘coachbuilt by Mulliner’ no auge da personalização automóvel de luxo. O Bacalar barchetta, o Bentley de duas portas mais raro com apenas 12 exemplares, é alimentado por um W12 de 650 cv. O Batur entrará para a história como o último Bentley com motor W12; apenas 18 exemplares coupé e 16 descapotáveis serão construídos à mão de acordo com as especificações dos seus proprietários, e cada um será alimentado por um motor W12 de 740 cv.
Para assinalar esta ocasião especial, foi realizado um almoço comemorativo para as equipas de montagem e de R&D do W12 na Heritage Garage da Bentley, em Crewe. Os convidados reuniram-se no final para uma fotografia em formação de W12 na Pyms Lane Plaza. Os colaboradores da montagem também receberam um presente especial: um pistão comemorativo do motor W12 para recordar o momento.
Andreas Lehe acrescenta que se “o W12 desempenhou um papel tão importante na história da Bentley” era “justo celebrarmos o término do motor com aqueles que estiveram ligados a esta unidade”.
Para celebrar o W12, a Bentley anunciou uma série limitada de 120 unidades ‘Speed Edition 12’ para Bentayga, Continental GT, Continental GT Convertible e Flying Spur.
Os equipamentos exclusivos incluem insígnias Edition 12, placas de soleira, bordados nos assentos, aplicações embutidas no painel e uma placa numerada no motor. Os proprietários também recebem um modelo à escala comemorativo do motor W12.
O motor W12 biturbo de 6,0 litros será substituído por uma motorização híbrida, tendo por base um motor elétrico e um potente motor V8 de combustão. A nova motorização irá debitar a maior potência de sempre em qualquer Bentley (com 782 cv e 1.000 Nm), combinada com uma baixa emissão de CO2 no ciclo WLTP, de 50 g/km.