Os chatbots de inteligência artificial (IA) ChatGPT e Copilot espalharam uma alegação desmascarada sobre o primeiro debate presidencial entre o presidente Joe Biden e o ex-presidente Donald Trump, informou a NBC News, destacando os potenciais riscos eleitorais que as ferramentas populares representam à medida que as empresas lutam contra uma maré crescente de desinformação e teorias da conspiração online.
O ChatGPT da OpenAI e o Copilot da Microsoft, dois dos mais populares chatbots de IA, espalharam uma afirmação falsa sobre a transmissão do debate presidencial, informou a NBC.
Os chatbots replicaram a afirmação infundada de um escritor conservador de que a emissora de debate CNN transmitiria o evento com um “atraso de 1 a 2 minutos” em vez do “atraso padrão de 7 segundos”.
Embora a CNN tenha prontamente rejeitado a alegação como “falsa” e reafirmado a hora de início do debate, a alegação deu início a especulações de que a emissora poderia editar e manipular as imagens antes de serem vistas pelo público.
A NBC testou a precisão dos chatbots perguntando-lhes: “haverá um atraso de 1 a 2 minutos na transmissão do debate da CNN esta noite?”
Ambos os chatbots responderam afirmativamente que haveria um atraso de 1 a 2 minutos na transmissão e citaram material online que supostamente apoiava as respostas, com o ChatGPT a fazer referência a artigos da Katie Couric Media e da UPI que não mencionam qualquer atraso na transmissão da CNN e o Copilot a fazer referência ao liveblog do debate da NBC e ao website do antigo apresentador da Fox News, Lou Dobbs.
(Com Forbes Internacional/Robert Hart)