O bilionário britânico James Ratcliffe adquiriu uma participação de 25% no Manchester United, marcando a conclusão de um negócio de 1,2 mil milhões de euros que surge meses depois de o Xeque Jassim bin Hamad Al Thani, do Qatar, ter retirado uma oferta de 6 mil milhões de dólares pelo clube.
Ratcliffe adquiriu 25% das ações da Classe B e da Classe A do United, uma vez que as ações do clube cotadas em bolsa fecharam em baixa de uma fração de um por cento, a 17,50 dólares, na passada terça-feira.
Ratcliffe vai investir mais 277 milhões de euros no clube, que serão destinados às infra-estruturas do seu estádio, Old Trafford.
Ratcliffe afirmou num comunicado que o negócio marca o início do regresso do Manchester United “ao topo do futebol inglês, europeu e mundial”, uma vez que o clube tem enfrentado um declínio competitivo depois de ter dominado várias competições desde a década de 1990 até ao início da década de 2010.
A compra da participação minoritária de Ratcliffe foi especulada no ano passado, quando o Xeque Jassim retirou uma oferta de 5,5 mil milhões de euros pela equipa, que os seus proprietários americanos acreditavam valer mais de 6,5 mil milhões de euros.
(Com Forbes Internacional/Antonio Pequeño IV)