O fabricante de chips Nvidia investirá até 100 mil milhões de dólares (84,78 mil milhões de euros) na OpenAI, anunciaram as empresas esta segunda-feira, criando uma parceria que se concentrará no desenvolvimento de centros de dados de inteligência artificial e superinteligência artificial. A OpenAI utilizará pelo menos 10 gigawatts de sistemas da Nvidia para infraestruturas utilizadas para treinar modelos de IA.
À medida que os sistemas da Nvidia forem implementados, o fabricante de chips investirá 100 mil milhões de dólares (84,78 mil milhões de euros) na OpenAI, com o primeiro gigawatt da tecnologia da Nvidia previsto para entrar em funcionamento no segundo semestre de 2026.
O CEO da Nvidia, Jensen Huang, disse aos investidores no mês passado que a construção de um gigawatt de capacidade de centro de dados custa entre 50 mil milhões de dólares (42,39 mil milhões de euros) e 60 mil milhões de dólares (50,87 mil milhões de euros), com os chips e sistemas da Nvidia a representarem cerca de 35 mil milhões de dólares (29,67 mil milhões de euros) desse custo.
As ações da Nvidia subiram 3,6%, para 41,89 dólares (35,52 euros), na tarde de segunda-feira, aproximando-se do seu ponto mais alto do ano.
Grande número
500 mil milhões de dólares (423,89 mil milhões de euros). Esse é o valor que a OpenAI poderá atingir após uma próxima venda secundária de ações no valor de 6 mil milhões de dólares (5,09 mil milhões de euros), o que poderá tornar a empresa privada mais valiosa do mundo.
Por que os centros de dados são importantes para a OpenAI?
O treino e a execução de modelos de IA exigem infraestruturas que consomem muita energia e, com um número crescente de utilizadores da OpenAI (700 milhões por semana), além da concorrência da xAI, de Elon Musk, e de outras empresas, a OpenAI precisa investir pesadamente em centros de dados para atender à procura. O CEO da OpenAI, Sam Altman, disse no anúncio de segunda-feira: “A infraestrutura de computação será a base da economia do futuro”, uma declaração que reforça o objetivo da OpenAI de pretender um dia implantar a superinteligência de IA, um sistema hipotético de IA com inteligência além do alcance de qualquer ser humano.
Contexto principal
A Nvidia junta-se, deste modo, à Microsoft como uma das poucas empresas que fornecem serviços e produtos à OpenAI, além de investir na startup. A Microsoft investiu cerca de 13 mil milhões de dólares (11,02 mil milhões de euros) na OpenAI e deve receber uma participação acionista na gigante de IA quando ela se transformar numa empresa com fins lucrativos.
A OpenAI ainda lidera a corrida de avaliação entre os concorrentes. A xAI, de Elon Musk, deve levantar 10 mil milhões de dólares (8,48 mil milhões de euros) numa rodada de financiamento que avaliará a empresa em 200 mil milhões de dólares (169,56 mil milhões de euros). Se garantir os fundos, a xAI será avaliada acima dos 183 mil milhões de dólares (155,14 mil milhões de euros) da Anthropic
Antonio Pequeño IV/Forbes Internacional
Leia também:
Nvidia, a empresa mais valiosa do mundo, apresentou receitas trimestrais de 46,7 mil milhões