O que é que a levou ao TikTok?
Decidi instalar o TikTok quando se começou a falar e a usar mais em Portugal – durante a pandemia – e comecei a gravar vídeos apenas por diversão. Comecei a gostar muito do conteúdo que as pessoas faziam, e sentia que era, e é, uma aplicação que não tem muitos filtros, o que me fez gostar logo muito.
O alcance no TikTok é muito maior. Em algum momento, ver os números a aumentar assustou?
Confesso que me assustei um pouco assim que comecei a ter mais visualizações e seguidores. Foi um choque positivo, de algo inesperado. Não entendia o porquê, nem como é que os meus vídeos chegavam a tantas pessoas, mas acho que o maior choque de realidade foi ver que as pessoas me reconheciam e falavam do quanto gostavam dos meus vídeos.
Quais são as vantagens e as desvantagens de ter uma audiência tão grande?
Penso que as vantagens de ter uma audiência grande são o facto de conseguir chegar a uma audiência maior, de certa forma influenciar os jovens e até mesmo dar a conhecer outros criadores com quem possa colaborar. Por exemplo, sinto que sou uma representatividade para o mundo LGBTQA+ e para muitas meninas negras. A vantagem de ter uma audiência tão grande é surreal, nem eu mesma me apercebo disso às vezes. Ter jovens de todos os lugares a dizerem-me o quanto adoram acompanhar-me é algo que para mim não tem preço. As desvantagens, poderia dizer a falta de alguma privacidade.
Como é que descreve o seu processo criativo?
O meu processo criativo baseia-se nas vivências do dia a dia. Se olhei, gostei, e me identifiquei, vou gravar. Como o meu conteúdo é muito virado para a comédia, acaba por facilitar-me nesse processo, é só gravar o vídeo certo, transmitir a mensagem certa com o humor certo.
As pessoas entendem quando diz que é tiktoker, ou ainda tem de explicar?
O TikTok é uma aplicação que tem crescido em peso, hoje em dia temos vários criadores de conteúdo que fazem bastante sucesso no TikTok. É quase impossível dizer a palavra TikTok e alguém não saber o que é, ou não associar a vídeos de conteúdos variados. O mesmo se passa comigo, quando digo que sou tiktoker, as pessoas entendem e perguntam-me logo qual o conteúdo que faço. É uma palavra cada vez mais conhecida por todos.
Quais são os seus objetivos para o futuro dentro da plataforma?
Por enquanto divirto-me ao criar conteúdo. Quero continuar a crescer, aprender e evoluir como tenho vindo a fazer nestes últimos cinco anos de TikTok. Gostaria de explorar com criadores de conteúdo com quem me identifico e em quem me inspiro, do estrangeiro. De resto, é continuar a espalhar humor e sorrisos por aí, e agradecer aos meus seguidores e agência, que também fazem parte desta jornada.