Trabalha com paixão, e o seu espírito empreendedor já o levou a desenvolver tratamentos exclusivos, que têm mudado a vida de muitas pessoas. Uma conversa que vale a pena ler e uma mente que deve ser estudada.
Em três palavras, quem é o Nuno Mendes?
Curioso, resiliente e Intenso.
Tem 11 pós-graduações, dezenas de cursos de formação
profissional, está a iniciar o 3.º doutoramento e ainda realiza mais de 50 horas de consultas por semana. Qual é o seu segredo para gerir o tempo e como concilia tudo isso com a sua liderança inspiradora?
Acredito que o segredo não está na gestão do tempo, mas, sim, na gestão de prioridades. A verdade é que, quando trabalhamos com sentido de missão e paixão, tudo fica mais fácil.
Estudar é, então, para si mais do que uma obrigação. Podemos dizer que se diverte a estudar/aprender?
Sem qualquer dúvida que estudar faz parte do meu ADN. Claro que ter assumido, desde cedo, a posição de docente universitário convidado em algumas das mais prestigiadas universidades portuguesas também me trouxe uma responsabilidade maior no sentido de investir continuamente na minha formação.
Neste momento, qual é a sua maior ambição?
“Criar e regenerar com amor e equilíbrio de mim e dos outros.” Este é o meu lema de vida, e a minha maior ambição é deixar um legado positivo no mundo. Foi alavancado neste lema que, face aos desafios que os meus utentes enfrentam, identifiquei muitas lacunas de mercado. Foi essa experiência e a visão sobre o mundo e sobre as necessidades das pessoas que me inspiraram a criar as 17 marcas que desenvolvi e que estão em expansão, desde a Regerix, dedicada à suplementação vitamínica, à Cumplicidade, que comercializa produtos destinados ao prazer e à reabilitação, passando pela ALME, dedicada a um estilo de vida holístico e regenerativo.
A sua atividade profissional leva-o a salvar vidas. Porquê na área da regeneração?
A pele e a saúde holística são a minha paixão. Sinto que consigo regenerar vidas, sendo, por isso, acarinhado por muitos como “O Regenerador de Vidas”. Isto acontece porque, ao longo dos anos, o meu trabalho na regeneração da pele teve um impacto profundo nas várias dimensões da vida dos meus utentes, até porque regenerar não é
um processo meramente físico, mas, sim, uma transformação integral que afeta a mente, o corpo e o espírito.
Já recebeu vários prémios e distinções nacionais e internacionais. Qual é a que tem mais significado?
Recentemente, fui distinguido com o prémio Business Elite “40 Under 40” Awards 2024, em Paris, que reconheceu os 40 jovens líderes empreendedores de maior sucesso a nível mundial. Ainda que seja uma honra ser destacado a nível internacional, os prémios são, para mim, com toda a humildade, consequências da paixão e do trabalho árduo que desenvolvo diariamente com a minha equipa.
Existe algum caso de saúde/regeneração que o tenha desafiado particularmente? Pode resumir essa história?
Recordo o caso de uma utente que procurou os meus tratamentos porque tinha 85% do corpo queimado, em resultado de três tentativas de suicídio. Em casos como este, o desafio vai muito além da regeneração física, uma vez que envolve um cuidado emocional intenso. Após alguns meses de tratamento, a utente partilhou comigo um desabafo: “Ando maravilhosamente bem. As coisas estão a correr lindamente. É impressionante o progresso na minha pele. Estou radiante com os resultados, devolveu-me a alegria de viver.”
Por trás da profissão
Hobbies
Mototurismo, desporto e leitura
Livro de cabeceira
Diário de um Estóico, de Ryan Holiday, e A Montanha És Tu, de Brianna Wiest
Filme que mais o marcou?
Beleza Oculta
Desporto
Spartan Race e OCR
Em que área se reflete mais o seu pioneirismo em termos de tratamentos
e técnicas?
O meu pioneirismo reflete-se, principalmente, na criação e diferenciação no trabalho que realizo, sobretudo no desenvolvimento de tratamentos, técnicas e produtos inovadores. É curioso olhar para trás e perceber que a minha caminhada começou com o estudo de estrias e cicatrizes, porque estas são patologias complexas e de difícil tratamento. Acho que foi este arrojo que deu o ponto de partida para me tornar naquilo que sou hoje e para receber utentes de todo o mundo.
Além de estudar muito, investigar, ensinar e cuidar de pessoas, também se preocupa com quem precisa de ajuda. Foi com essa missão que criou O Mendesinho. Como funciona esta organização?
O compromisso social faz parte do ADN do Grupo Saúde Nuno Mendes, sendo que foi essa responsabilidade que me levou a criar a associação de solidariedade social O Mendesinho, cuja principal missão passa por diagnosticar e tratar, gratuitamente, crianças carenciadas que apresentam cicatrizes em resultados das mais diversas origens. Nunca poderíamos permitir que uma criança não recebesse os cuidados de que necessita porque não dispõe dos recursos financeiros necessários para custear o seu tratamento.