Criar uma nova vida no Barreiro. É com esta convicção que os promotores do novo projeto de apartamentos NOOBA avançam com um investimento entre 110 milhões e 130 milhões de euros na frente ribeirinha daquela cidade da Margem Sul do Tejo.
Durante um encontro com a imprensa para apresentar o projeto imobiliário residencial, o CEO da promotora imobiliária suíça Solid Sentinel, Alain Gross, explicou que pretende erguer 518 apartamentos nas tipologias T1 a T5, em que, o mote é “dar qualidade de vida, acrescentar valor e qualidade de habitação” aos futuros moradores. Alain Gross afirmou que o arranque da construção dos dois primeiros dois edifícios, num total de 127 apartamentos, do NOOBA – que quer dizer precisamente “novo Barreiro” – está agendado já para o próximo mês de maio, sendo que as obras deverão estar concluídas nos próximos 24 meses.
Face a algum preconceito que ainda poderá existir sobre viver nesta localidade, o CEO da Solid Sentinel fez questão de salientar que no Barreiro há qualidade de vida, que vai ser impulsionada com a construção deste empreendimento que estará localizado a 20 metros do rio Tejo, a cinco minutos do ferry boat que faz a travessia para a capital numa viagem, a 16 minutos da Praça do Comércio e está a 30 minutos do aeroporto Humberto Delgado. E destacou ainda que será possível ter uma nova vida numa habitação com preços 40% a 50% mais acessíveis do que na capital lisboeta. Ainda sobre os preços, a mesma fonte sublinhou que começam nos 189 mil euros para um T1, até se chegar àquilo que apelidou de “a joia da coroa” que é o T5 que poderá custar cerca de 1,29 milhões de euros.
Os preços para os T2 oscilam entre os 300 mil e os 390 mil euros, os T3 entre os 400 mil e os 480 mil euros e os T4 entre os 480 mil e meio milhão de euros.
No total, o projeto conta com uma área bruta total de mais de 98 mil metros quadrados, sendo que serão necessários seis a sete anos para concluir todo o empreendimento.
Todos os apartamentos do NOOBA vão dispor de varandas privadas ou terraços, e partilham um terraço com piscina e uma pista de jogging panorâmica de 100 metros, com o objetivo de criar um sentido de comunidade e união entre os moradores.
Para o CEO e membro do conselho de administração da promotora fundada pelo The Capvest Group, “este projeto é a génese de uma revolução, ao representar muito mais do que um simples projeto imobiliário. Este projeto mostra a nossa ambição em redefinir o Barreiro, criando um novo estilo de vida para quem queira fugir da azáfama da cidade, mantendo a proximidade necessária”. Alain Gross sublinha ainda que o NOOBA pretende “responder às mais recentes tendências sociais e de mercado, como por exemplo o regime do teletrabalho, a maior proximidade com a natureza, entre outras”.
Alain Gross assumiu ainda que haverá condições favoráveis de acesso ao crédito para a aquisição dos apartamentos, sendo que na fase do contrato de promessa de compra e venda será necessário um sinal de 10%.
O projeto arquitetónico é da responsabilidade de Miguel Saraiva que explicou que “os materiais à base de ferro, vidro e betão, dão um caráter único aos edifícios e, na minha perspetiva, conseguem perpetuar-se no tempo com muita qualidade. O NOOBA é único: o local, o terreno e a vista rio, são aspetos do projeto que tinham de ser inseridos no conceito do edifício”.