É já hoje, às 18h30, que a engenheira alimentar, especialista em alimentação segura e health coach de nutrição integrada, Susete Estrela, apresenta a sua terceira obra dedicada ao tema da segurança alimentar. O evento de lançamento do livro “Mais de 50 Coisas Que Não Deve Fazer na Cozinha”, da editora Arena/Penguin Random House, vai decorrer no sexto piso do El Corte Inglès com a colaboração da autora e apresentadora de televisão, Susana Pinto.
Susete Estrela, que tem mais de duas décadas de experiência nesta temática, relembra os consumidores que a alimentação só é saudável se for segura. Esta obra pretende alertar para os erros que cometemos na cozinha sem nos apercebemos, fornecendo dicas que podem ajudar a evitar o risco de doenças silenciosas e até a reduzir o desperdício alimentar. “Acredito que este livro pode mesmo evitar muitas doenças silenciosas, evitar momentos de frustração quando percebemos que algo se estragou antes do previsto, e prolongar de forma segura a validade e frescura de muitos alimentos. Quem já começou a ler, diz que é uma verdadeira Bíblia da Cozinha”, refere, a propósito, Susete Estrela.
Segundo a sinopse do livro hábitos herdados de geração em geração, apesar de carregarem muito amor, estão desatualizados em relação à forma como os alimentos são hoje produzidos, transportados e conservados. Muitas doenças silenciosas, intoxicações alimentares e desperdício de comida começam em pequenos erros comuns que cometemos sem perceber, nem saber.
Sabia, por exemplo, que não deve descongelar alimentos na bancada da cozinha, ignorar o perigo de consumir produtos de latas amolgadas, ou misturar frutas e hortícolas no mesmo cesto? Além de ser um guia prático para a cozinha, baseado na ciência, mas acessível ao consumidor comum, esta obra vai ainda contribuir para reduzir o desperdício alimentar.
Uma vida dedicada à alimentação segura
Susete Estrela, que também escreve com alguma regularidade no site da revista Forbes Portugal, nasceu em Caldas da Rainha, em 1978, no seio de uma família de agricultores da região Oeste. É licenciada em Engenharia Alimentar e certificada internacionalmente em health coaching de nutrição integrativa, entre muitas outras formações complementares.
Tinha apenas 25 anos quando, ainda recém-licenciada, decidiu arrancar uma primeira empresa a solo, isto numa fase pessoal devastadora. Foi nesta fase, ao perder o seu pai, vítima de cancro do cólon, com apenas 49 anos, que decidiu aprofundar os seus conhecimentos sobre o sistema alimentar global. A sua ideia era compreendê-lo de forma holística e de que modo interfere com a nossa saúde a curto, médio e longo prazo, tendo acabado por se formar em Nutrição Integrativa.
Susete Estrela deixou a vida empresarial no Dubai para seguir a sua missão de educar o consumidor para a segurança alimentar. Realiza atualmente cursos, mentorias e palestras sobre esta temática, sendo presença assídua em diversos canais de televisão nacionais.
Foi pioneira, em 2018, ao levar até ao consumidor final o seu primeiro livro de segurança alimentar, “Sabe o que Anda a Comer”, uma obra que procura despertar as famílias para a importância da alimentação segura. Trabalhava no Dubai, em empresas do setor alimentar, quando, em setembro de 2019, decidiu abandonar o mercado empresarial para se dedicar exclusivamente à educação e consciencialização do consumidor. Viajou sozinha pela Ásia, de mochila às costas, despojada do luxo dos Emirados e regressou a Portugal para se dedicar ao que sentia ser a sua missão de vida. Realiza atualmente cursos, mentorias e palestras sobre esta temática, sendo presença assídua em diversos canais de televisão nacionais.