Nova SBE quer ser referência europeia de investigação em Inovação Social

A Comissão Europeia selecionou para financiamento o projeto SOCIALinNOVA-HUB, a primeira ERA Chair da Nova SBE que, sob coordenação do Dean da Nova SBE, Daniel Traça, e de Anne-Laure Fayard, professora e investigadora na área da Inovação Social, nomeada ERA Chair Holder da cátedra, ambicionam posicionar a escola de gestão portuguesa como a referência europeia da investigação…
ebenhack/AP
SOCIALinNOVA-HUB é um projeto de 2,5M€ que leva a Nova SBE a conquistar pela primeira vez a ERA Chair. A investigadora Anne-Laure Fayard será a ERA Chair Holder desta Cátedra ERA em Inovação Social.
Líderes

A Comissão Europeia selecionou para financiamento o projeto SOCIALinNOVA-HUB, a primeira ERA Chair da Nova SBE que, sob coordenação do Dean da Nova SBE, Daniel Traça, e de Anne-Laure Fayard, professora e investigadora na área da Inovação Social, nomeada ERA Chair Holder da cátedra, ambicionam posicionar a escola de gestão portuguesa como a referência europeia da investigação em Inovação Social.

“É com orgulho que recebemos a Cátedra do Espaço Europeu da Investigação (ERA – European Research Area) pela primeira vez na nossa história. A área da Inovação Social é particularmente significativa no contexto atual”, explica Daniel Traça, Dean da Nova SBE, salientando que “perante uma realidade social e económica sem precedentes, são iniciativas de inovação social que irão certamente desempenhar um papel relevante na reconstrução da Europa fragilizada. O futuro hub de inovação social da Nova SBE será uma fonte fundamental de diferenciação e impacto para a nossa escola.”

Com a Cátedra ERA, a Nova SBE pretende abordar a complexidade dos desafios sociais nos dias de hoje e o poder transformativo de ideias inovadoras,

Anne-Laure Fayard está agora designada para formar uma equipa, com recrutamento de novos investigadores, de forma a desenvolver esta área na Nova SBE, atuando nas três dimensões principais de intervenção da escola – educação, investigação e envolvimento da comunidade.

“A inovação social e a atração de talento são eixos estratégicos da Universidade Nova de Lisboa, cujo propósito é servir a comunidade através do conhecimento. Só assim podemos contribuir para uma sociedade mais equitativa, justa, coesa e inclusiva. À Nova SBE, os meus parabéns pelo trabalho desenvolvido, que a todos nos enche de orgulho”, afirma João Sàágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa.

“A escola tem como objetivo estratégico produzir conhecimento científico com impacto e relevância para a comunidade em geral e a ERA Chair contribui para este objetivo, pois permite atrair um grupo de professores e investigadores de referência na área da inovação social”, esclarece Miguel Ferreira, Presidente do Conselho Científico da Nova SBE, sublinhando que “a ERA Chair revela ainda a capacidade da Nova SBE atrair fundos de investigação internacionais.”

O projeto prevê também a cocriação de uma área de Inovação Social, em parceria com o Leadership for Impact Knowledge Center.

O projeto prevê também a cocriação de uma área de Inovação Social, em parceria com o Leadership for Impact Knowledge Center,  tendo por base, não só as iniciativas sociais da escola, como também as iniciativas da consolidada rede de parceiros, incluindo as das instituições que apoiam o projeto (Ashoka, BPI/Fundação “La Caixa”, Câmara Municipal de Cascais, Fundação Calouste Gulbenkian, IES-Social Business School, Impact Hub, Maze, Portugal Inovação Social e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa).

Referência em investigação e educação em Inovação Social

Como resultado do SOCIALinNOVA-HUB, a Nova SBE pretende tornar-se numa referência em investigação e educação em Inovação Social na Europa orientada para a produção de conhecimento e estimulando o aumento das iniciativas de Inovação Social, não só locais como europeias.

Anne-Laure Fayard reconhece que se sente “entusiasmada por me juntar à Nova SBE como titular da Cátedra ERA em Inovação Social (SOCIALinNOVA-HUB) e assim tornar-me parte de uma comunidade vibrante de investigadores, professores e empreendedores, todos apaixonados por inovação social e sustentabilidade.”

A responsável acrescenta que “esta é uma excelente oportunidade para expandir mais a minha investigação sobre colaboração intersetorial, inovação aberta e design centrado no ser humano para o impacto social, participando ao mesmo tempo no ecossistema de inovação da Nova SBE”.

Mais Artigos