Nova SBE procura startups e PMEs para acelerar uso de inteligência artificial no turismo

A Nova School of Business and Economics (Nova SBE) anunciou a abertura de candidaturas para a 4.ª edição do Check-In, o seu programa de inovação dedicado ao setor do turismo, que pretende promover a adoção de tecnologias de inteligência artificial (IA) nos modelos de negócio das empresas. As candidaturas decorrem até 23 de fevereiro e…
ebenhack/AP
O Instituto de Empreendedorismo da Nova SBE abriu as candidaturas para a 4.ª edição do programa Check-In, que vai juntar startups e empresas do setor do turismo para desenvolver projetos piloto baseados em inteligência artificial generativa.
Negócios

A Nova School of Business and Economics (Nova SBE) anunciou a abertura de candidaturas para a 4.ª edição do Check-In, o seu programa de inovação dedicado ao setor do turismo, que pretende promover a adoção de tecnologias de inteligência artificial (IA) nos modelos de negócio das empresas. As candidaturas decorrem até 23 de fevereiro e destinam-se a startups nacionais e internacionais interessadas em co-desenvolver soluções tecnológicas com pequenas e médias empresas (PMEs) do setor.

Promovida pelo Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute, em colaboração com o Nova SBE Westmont Institute of Tourism and Hospitality e em parceria com o Turismo de Portugal, esta edição do programa centra-se no conceito de experiências seamless, ou seja, jornadas turísticas contínuas, personalizadas e sem fricção, suportadas por inteligência artificial, com especial destaque para a inteligência artificial generativa (Gen AI).

Em 2026, o Check-In deverá acolher até 20 startups e mais de 15 PMEs, que irão trabalhar em conjunto no desenvolvimento de projetos piloto testados em ambiente real.

O objetivo passa por aplicar a Gen AI a áreas consideradas críticas para a competitividade do turismo, como a automatização e personalização da comunicação com os turistas, a melhoria da gestão operacional através de dados inteligentes, a criação de experiências digitais integradas ao longo de toda a jornada do viajante, desde a reserva até à estadia, e a facilitação da internacionalização das experiências turísticas por via da tradução e adaptação cultural automáticas.

As startups selecionadas irão trabalhar em duplas com PMEs e entidades parceiras de vários segmentos do setor, como hotelaria, alojamento local, animação turística e agências de viagem. Entre os parceiros desta edição encontram-se entidades como a Fundação Inatel, Parques de Sintra, Visit Cascais, Companhia das Lezírias, Pousadas da Juventude, United Hotels e Discovery Hotel Management, entre outras.

Datas do programa

O processo de avaliação das candidaturas decorre entre 24 de fevereiro e 4 de março. O primeiro momento presencial do programa acontece nos dias 13 e 14 de abril, com o evento de matchmaking no campus da Nova SBE, em Carcavelos, onde as startups pré-selecionadas irão apresentar as suas soluções às empresas parceiras. A fase de desenvolvimento e implementação dos projetos piloto decorre entre 15 de abril e 1 de julho, culminando no Sharing Day, a 2 de julho, com a apresentação pública dos resultados.

Desde o seu lançamento, o Check-In já envolveu 61 startups de mais de 15 nacionalidades, 51 parceiros empresariais e institucionais e resultou no co-desenvolvimento de 62 projetos piloto. Segundo a Nova SBE, o programa tem procurado responder às necessidades mais urgentes do setor, promovendo a transição digital, a sustentabilidade e a criação de experiências turísticas mais responsáveis e personalizadas.

Mais Artigos