Patrícia Dias Coelho, com mais de 20 anos de experiência no mercado de imobiliário de luxo e construção, bem como em decoração de interiores com mobiliário de assinatura e design de mobiliário personalizado, fundou a Rondinart em 2023.
Vendo o mobiliário como uma forma de arte, Patrícia apostou no desenvolvimento de peças personalizáveis e únicas que contam histórias singulares.
Cada peça da Rondinart, feita com madeiras selecionadas, pedras nobres e tecidos tradicionais portugueses, é um testemunho da paixão de Patrícia pelo artesanato de alta qualidade e design inovador, refletindo o estilo de vida e a personalidade do proprietário.
Concebida com uma estética minimalista, mas sofisticada, esta cadeira é uma combinação de madeira maciça de freixo e “o apelo tátil único da lã de Arraiolos”, evidencia a Rondinart.
Nesse espírito, a Rondinart prepara-se para lançar a Cadeira Rondina que usa materiais portugueses de forma única e inovadora: “Destinada a ser um dos destaques da nossa mais recente coleção, a Cadeira Rondina representa a nossa dedicação em misturar tradição com design contemporâneo, oferecendo uma peça extraordinária que é simultaneamente funcional e artística”, sublinha a empresa.
Encosto em fio de lã de Arraiolos
A estrutura da cadeira é em freixo, uma madeira robusta, porém, refinada. Já o encosto da Cadeira Rondina “é uma declaração artística, apresentando o requintado fio de lã de Arraiolos. Este elemento de design intricado destaca a mestria dos nossos artesãos e artistas, que combinam de forma harmoniosa técnicas ancestrais com uma estética moderna. O resultado é um fascinante jogo visual de formas orgânicas e precisão geométrica, trazendo uma textura única e luxuosa que convida tanto ao toque quanto à admiração”, aponta a empresa que contou com a colaboração de João Bruno Videira, artesão autodidata e designer de mobiliário desde 2006, que tem procurado reinventar o uso de uma matéria-prima tradicional e de excelência em Portugal, a lã, com presença em várias feiras internacionais de design, como a London Design Fair (em 2017 e 2019), a Dutch Design Week (em 2019) e a Dubai Design Week (em 2020).
Residindo a essência da marca na criação exclusiva de padrões únicos, a Rondinart foi desafiada a criar um padrão inspirado no azulejo português, em parceria com João Bruno Videira, acompanhado de um painel criado por ADD Fuel, renomado artista português.
Para a Rondinart, esta é uma peça que oferece tanto beleza quanto funcionalidade, tornando-a “um complemento ideal” para interiores residenciais e comerciais.
“Ao unir a força e versatilidade da madeira maciça com a rica tradição da lã de Arraiolos, a Cadeira Rondina incorpora uma harmonia entre o passado e o presente, criando uma peça intemporal que se integra perfeitamente em qualquer ambiente”, assume a Rondinart que acrescenta que “a combinação única de materiais, texturas e elementos de design da cadeira oferece uma nova perspetiva sobre o que o mobiliário pode ser funcional, belo e impregnado de história”.
Apresentação na 5th Avenue, em Nova Iorque
A Rondinart irá fazer a apresentação da Cadeira Rondina no dia 19 de setembro na icónica 5th Avenue, em Nova Iorque. Será mais concretamente num showroom do número 255, 6º andar, da Quinta Avenida.
Será a primeira vez que a Rondina e a marca Rondinart estarão presentes no mercado americano que “verá e o design moderno e a tradição portuguesa convergir numa cadeira que é tanto uma obra de arte quanto uma peça de mobiliário”, enfatiza a empresa.