NOVA cria polo de engenharia aeronáutica e aeroespacial em Tires

A Universidade Nova anunciou que vai ser criado um novo polo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa dedicado à Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial, junto ao Aeródromo Municipal de Cascais, em Tires. Este anúncio insere-se na estratégia de desenvolvimento do Aeródromo Municipal de Cascais, aliada à captação de conhecimento de excelência…
ebenhack/AP
Cascais vai ter um novo polo da Universidade Nova destinado a ministrar cursos de engenharia aeronáutica e aeroespacial, instalado no Aeródromo Municipal em Tires.
Economia

A Universidade Nova anunciou que vai ser criado um novo polo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa dedicado à Engenharia Aeronáutica e Aeroespacial, junto ao Aeródromo Municipal de Cascais, em Tires.

Este anúncio insere-se na estratégia de desenvolvimento do Aeródromo Municipal de Cascais, aliada à captação de conhecimento de excelência e posicionamento de Cascais como centro do saber.

O presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras antecipou, em termos de prazos, que seja necessário entre dois e três anos para iniciar os investimentos, sendo que numa primeira fase o valor previsto é de 50 milhões de euros.

Para a concretização deste polo universitário vai ser cedido gratuitamente, por 50 anos, o Direito de Superfície de 20 hectares situados nas imediações do Aeródromo Municipal de Cascais à Universidade Nova de Lisboa onde será desenvolvido o novo Polo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL.

Este será o quarto campus da NOVA no concelho de Cascais depois da NOVA SBE – SCHOOL OF BUSINESS AND ECONOMICS, da NOVA MEDICAL SCHOOL e da NOVA SCHOOL OF LAW, ao que ainda acresce o da Escola Superior Hotelaria e Turismo do Estoril, recentemente integrada na Universidade Nova.

Este anúncio marca também “o início da afirmação do Aeródromo Municipal de Cascais num Ecossistema Aeronáutico onde a fusão de Aeroporto, Indústria e Academia constituirá um triângulo virtuoso de progresso, já testado e aprovado nalguns centros mundiais de aviação, cumprido assim a estratégia anteriormente anunciada”.

Serão ministrados cursos de ensino profissional na área da aeronáutica (medidas 2 e 3) através de protocolos tripartidos entre o Município, entidades profissionais e agrupamentos de escolas. Um destinado ao Curso Profissional de Mecatrónica Automóvel em parceria com a ATEC – Associação de Formação para a Indústria e o Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo, o outro para Manutenção de Aeronaves e Material de Voo com a TAP Maintenance and Engineering e o Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo.

Com Lusa

Mais Artigos