Nostalgia por 2016 invade as redes sociais

Quando o ano de 2016 completa 10 anos, os utilizadores das redes sociais e as celebridades estão a comemorar trazendo de volta alguns dos filtros chamativos que marcaram o ano, como cores quentes supersaturadas e o filtro de orelhas de cão do Snapchat, enquanto partilham fotos antigas e músicas da década passada na mais recente…
ebenhack/AP
A primeira grande tendência do TikTok em 2026 é uma homenagem a 2016, com os utilizadores a relembrar as tendências musicais e das redes sociais que marcaram o ano.
Forbes Life

Quando o ano de 2016 completa 10 anos, os utilizadores das redes sociais e as celebridades estão a comemorar trazendo de volta alguns dos filtros chamativos que marcaram o ano, como cores quentes supersaturadas e o filtro de orelhas de cão do Snapchat, enquanto partilham fotos antigas e músicas da década passada na mais recente tendência nostálgica das redes sociais.

As páginas “para si” do TikTok de muitos utilizadores podem parecer um pouco mais vintage esta semana, já que alguns filtros de cores vivas, um apropriadamente intitulado “2016” e outro chamado “Late night 17’s”, explodiram em popularidade à medida que os utilizadores evocam o estilo das publicações nas redes sociais da era de 2016.

A hashtag #2016 cresceu mais de 450% nas últimas semanas nos EUA, de acordo com o TikTok, enquanto as pesquisas por “músicas de 2016” e “maquilhagem de 2016” aumentaram 290% e 600%, respetivamente, de 1 a 11 de janeiro, em comparação com os 11 dias anteriores.

Em muitos vídeos populares, os utilizadores trouxeram de volta algumas das maiores tendências de 2016, como chokers e skinny jeans, bebidas coloridas do Starbucks, auscultadores com fio e o “mannequim challenge” para homenagear o ano.

Alguns sucessos de 2016 ressurgiram em popularidade, incluindo a música “Lush Life”, da cantora sueca Zara Larsson, que serviu de trilha sonora para muitos dos vídeos nostálgicos do TikTok de 2016 nas últimas semanas.

“Lush Life” subiu para o 8.º lugar na tabela de singles do Reino Unido desta semana e voltou a entrar na lista Billboard Hot 100 dos EUA no 70.º lugar, ao mesmo tempo que subiu 50 posições na tabela de singles do Spotify dos EUA desta semana, para o 46.º lugar.

Os utilizadores do TikTok apontaram vários fenómenos da cultura pop que tornaram 2016 memorável. Alguns observaram que 2016 foi o verão do Pokémon Go, a popular aplicação móvel que levou muitas pessoas a passar tempo ao ar livre a capturar Pokémon virtuais. Outros utilizadores recriaram vídeos no estilo do Musical.ly, a rede social popular em meados da década de 2010 que mais tarde foi adquirida pela ByteDance e incorporada ao TikTok. Outros relembraram a vida noturna de 2016, apontando para preços mais baratos e novas músicas populares de Drake, Beyoncé e Rihanna.

Alguns não gostam tanto de 2016, apontando para eventos que, segundo eles, são realmente indicativos de um mau ano. Num vídeo que recebeu 200 mil gostos, um utilizador chamou 2016 de “o pior ano de todos”, apontando para a morte de Harambe, um gorila que foi baleado e morto após agarrar uma criança que caiu no seu recinto no zoológico de Cincinnati. Outros utilizadores criticaram 2016 relatando outros eventos que, segundo eles, promoveram instabilidade política, como a primeira vitória eleitoral de Donald Trump e o Brexit.

(Com Forbes Internacional/Conor Murray)

Mais Artigos