A NOS lançou um programa de formação em Analítica Avançada de Dados (AA) para os seus colaboradores, desenvolvido em parceria com a Nova SBE Executive Education e a LTPlabs, com o objetivo de dar a conhecer as potencialidades da AA à generalidade da organização.
O programa FAAST (Forward the Advanced Analytics Smart Transformation) vai abranger cerca de 500 colaboradores da empresa, com um foco particular nos perfis não-técnicos, isto é, sem formação de base em áreas tecnológicas, incluindo membros das várias unidades de negócio, diretores e administradores.
Num formato híbrido, entre presencial e remoto, as primeiras turmas vão iniciar a formação em fevereiro e o curso terá a duração máxima de 17 horas, dividindo-se em aulas teóricas e práticas e módulos temáticos. Apesar da formação ser de larga escala, o programa foi desenhado para permitir uma experiência personalizada, através da criação de módulos ajustados a cada audiência.
Importância das tecnologias cognitivas baseadas em dados para o crescimento
“A aposta na Inteligência Artificial representa um compromisso extraordinário e incontornável da nossa organização, concretizado com a aplicação desta tecnologia em todas as áreas da empresa, sem exceção. É concretizado também com a abrangência e ambição do processo formativo FAAST, que pretende gerar na organização uma ampla compreensão da importância e do potencial que as tecnologias cognitivas baseadas em dados têm para o nosso crescimento”, refere Filipa Carvalho, Administradora Executiva da NOS.
“O investimento neste programa formativo dá resposta a dois pilares estratégicos da NOS: o da valorização e capacitação da sua força de trabalho, por um lado, e, por outro, o da inovação que, por via de profissionais mais bem preparados, será alavancada mais rápida e eficazmente, em prol da melhoria dos produtos e serviços disponibilizados aos portugueses”, salienta a empresa.
A sessão inaugural do projeto decorreu esta segunda-feira, 24 de janeiro, tendo sido transmitida em direto para todos os participantes a partir do Horizon Studio, estúdio virtual localizado no campus da Nova SBE Executive Education.
Representantes da NOS, da Nova SBE Executive Education e da LTPlabs participaram no evento, que contou, ainda, com uma apresentação de Rayid Ghani, Professor do Departamento de Machine Learning e do Heinz College of Information Systems and Public Policy na Carnegie Mellon University.