Com o objetivo de tornar o NOS Alive e a música mais acessível a mais pessoas, o festival vai receber o primeiro concerto 5G para pessoas surdas. A iniciativa vai acontecer durante o concerto de Dua Lipa, marcado para 12 de julho, e conta com coletes sensoriais que vão transmitir todas as emoções do espetáculo e uma aplicação que os irá ajudar a acompanhar as letras da artista anglo-albanesa através de legendagem e língua gestual Portuguesa em vídeo.
Esta iniciativa é uma parceria entre a NOS, que suporta toda a operação do festival a nível de rede e tem preparadas várias ações 5G para os três dias do evento, e a empresa Access Lab.
Os coletes captam o som do concerto e emitem vibrações ao ritmo da música. A baixa latência do 5G garante a captação do som em tempo real, bem como a instantaneidade na transmissão das vibrações, o que permite às pessoas estarem em perfeita simbiose com o artista e o público à sua volta.
Os intérpretes de língua gestual estarão a fazer o acompanhamento do concerto num live streaming na aplicação, desta forma as pessoas poderão aceder às imagens a partir de qualquer lugar do recinto.
“O que torna a ação única é o facto de estar totalmente assente em 5G, sem necessidade de utilização de cabos, garantindo liberdade total aos participantes, que poderão movimentar-se à vontade pelo recinto. Também a introdução da legendagem e interpretação em LGP simultâneo é inédita, nunca tendo sido realizada em Portugal num contexto de festival de música”, lê-se no comunicado da NOS.