A edição número 58 do Super Bowl está marcada para o próximo domingo. Os San Francisco 49ers e os Kansas City Chiefs entram em campo naquele que pode ser o Super Bowl que vai encher os livros de recordes da NFL.
A Forbes, em conjunto com Pedro Afonso, editor e jornalista da DAZN Portugal, e André Amorim, ex-atleta e dirigente da modalidade e comentador da NFL na mesmo canal, conta-lhe tudo o que precisa saber antes do grande jogo.
🗺️ Onde?
Las Vegas é a cidade que recebe o Super Bowl em 2024. O Allegiant Stadium, casa dos Las Vegas Raiders, será o palco para o jogo. Uma das grandes novidades deste ano está exatamente ligada a este estádio: Pela primeira vez na história, o estádio onde se joga o Super Bowl será alimentado a 100% por energia renovável.
⏰ Quando?
O jogo está marcado para o próximo domingo, dia 11 de fevereiro. Em Las Vegas, o jogo começa às 15h30, o que significa que serão 23h30 em Portugal.
📺 Como ver?
Em Portugal, a DAZN é o canal oficial da NFL e, por isso, a única forma de assistir ao jogo. Para assistir à transmissão original, com os comentários em inglês e os icónicos anúncios publicitários, existe o NFL Game Pass.
🏈 Que equipas?
Os San Francisco 49ers e os Kansas City Chiefs são as duas equipas que vão disputar a 58.ª edição do Super Bowl. Enquanto que os primeiros esperam vingar a derrota de 2020, os segundos procuram fazer história e vencer o Super Bowl pelo segundo ano consecutivo.
“Os Kansas City Chiefs têm sido a ‘potência’ da NFL em anos recentes, liderados pelo melhor jogador da modalidade, Patrick Mahomes. Já os 49ers têm sido a equipa que quase sempre chega lá, mas tem falhado nos momentos determinantes. Sendo uma reedição da 54.ª edição da prova, existem ainda mais condimentos especiais para este jogo”, consideram Pedro Afonso e André Amorim.
O jornalista e o comentador da NFL consideram que a experiência em jogos grandes dos Chiefs e Patrick Mahomes são os pontos fortes da equipa de Kansas City, enquanto que os 49ers têm o ataque mais completo da competição. Por outro lado, consideram que a linha ofensiva dos Chiefs pode ser a unidade mais frágil da equipa e do lado dos 49ers os problemas estão na defesa, “a mais fraca dos últimos anos, quer a nível de execução, quer a nível de profundidade”.
🏆 Que equipa é favorita?
Nas casas de apostas as coisas estão ligeiramente inclinadas para a equipa da Califórnia, mas para Pedro Afonso e André Amorim a palavra-chave para este jogo é equilíbrio.
“As casas de aposta dão ligeiro favoritismo para os San Francisco 49ers que ao longo da fase regular foram uma equipa mais sólida, mas a realidade é que os Kansas City Chiefs nos têm mostrado que nos momentos chave da temporada acabam por elevar o seu jogo pelo que o equilíbrio será a ‘ordem do dia'”.
🏃♂️ Quem serão os protagonistas?
Kansas City Chiefs: “Todos os olhos estarão em Patrick Mahomes que tentará fazer Travis Kelce brilhar. Um jogador que pode ser uma grande surpresa neste jogo é Isaiah Pacheco, jogador que faz vibrar cada vez que tem a bola na sua posse”.
San Francisco 49ers: “O ‘Senhor Irrelevante’, última escolha do draft de 2023, Brock Purdy tem a responsabilidade de ser o maestro de Christian McCaffrey, George Kittle, Deebo Samuel e Brandon Aiyuk, um quarteto onde qualquer um pode brilhar”.
🎶 O que acontece além do jogo?
O tão esperado concerto do intervalo do Super Bowl foi entregue a Usher, Reba McEntire vai cantar o hino, Tiësto será o DJ do Super Bowl, e haverá ainda outros momentos dedicados à música. Leia aqui o guia da Forbes para quem não é fã de futebol americano.
Além de todos esses artistas, a previsão é que Taylor Swift seja uma das grandes protagonistas da noite. Desde que a cantora começou a sua relação com Travis Kelce e começou a marcar presença nos estádios, a NFL só tem crescido. São já ganhos na ordem dos 330 milhões para a liga norte-americana desde que a ligação a Swift surgiu.