A Netflix anunciou que irá desenvolver um programa educativo de competição familiar com o criador de conteúdo Mark Rober, o seu segundo acordo num ano com um popular Youtuber infantil, à medida que a plataforma de streaming se inclina para a criação de novos conteúdos familiares e adequados para crianças como uma forma comprovada de reter assinantes e aumentar o envolvimento.
O ex-engenheiro da NASA e estrela do Youtube Rober, classificado em 8.º lugar na lista da Forbes dos criadores mais bem pagos deste ano, criará e apresentará uma nova série de competições que estreará no próximo ano, combinando entretenimento e educação, assim como ele pretende fazer nas suas contas nas redes sociais, onde possui mais de 76 milhões de seguidores no total.
A Netflix não divulgou o valor do contrato, mas este é o segundo que a plataforma de streaming assina com um criador de conteúdo educativo infantil, depois de ter contratado Rachel para produzir episódios exclusivos em janeiro.
Esse acordo valeu a pena. “Ms. Rachel: Season 1” está a aproximar-se do recorde de série da Netflix com mais semanas no Top 10 e é um excelente exemplo de como as crianças podem ser um dos públicos mais importantes para um serviço de streaming.
Como espetadores, as crianças são mais propensas a apegarem-se a uma série ou filme e acumular horas de visualização, como evidenciado por “Ms. Rachel”. A Netflix tem apenas quatro episódios, mas a temporada foi a sétima mais assistida na plataforma na primeira metade do ano, com 162 milhões de horas visualizadas.
As crianças também exercem uma enorme influência sobre a escolha dos pais em relação à assinatura de serviços de streaming. Uma pesquisa da YouGov realizada em 2023 revelou que 49% dos entrevistados consideram o conteúdo infantil disponível numa plataforma antes de assinar, quase igual ao número de pessoas que avaliam o custo da plataforma antes de se inscrever (50%).
Os programas infantis, especialmente aqueles classificados como “sem diálogos” ou “com poucos diálogos”, também têm mais chances de se tornarem sucessos internacionais do que os programas voltados para adultos, disse a consultora de media Emily Horgan ao Los Angeles Times, e programas voltados para crianças em idade pré-escolar, como “Ms. Rachel” e “CoComelon” na Netflix, têm sido particularmente bem-sucedidos.
(Com Forbes Internacional/Mary Whitfill Roeloffs)