Em Portugal ninguém estranha quando ouve falar em franchising. Mas neste casamento entre franquiador e franquiado nem tudo é fácil durante todo o tempo.
O 22.º Censo do Franchising em Portugal, relativo à actividade de 2016, publicado pelo Instituto de Informação em Franchising, mostra que há 574 franquias activas no país que movimentam cerca de 5,2 mil milhões de euros e são responsáveis por quase 118 mil empregos – ou 2,6%do emprego no país.
Ao contrário da maioria das marcas, a Loja do Condomínio nunca teve lojas próprias – começaram logo a franchisar o conceito, com as primeiras lojas-piloto a serem lideradas por pessoas do círculo mais próximo de Paulo Antunes, fundador da marca, e da sua mulher. “O teste e o conceito nem sequer foi feito sob a marca Loja do Condomínio. Já tinha sido feito antes”, explica Paulo à FORBES.
Paulo e a sua mulher fizeram esse teste nas empresas que tinham antes deste projecto, fundado em 2002: um franchising da imobiliária ERA, da responsabilidade de Paulo, e uma empresa de gestão de condomínios, onde a sua mulher trabalhava. daí até se tornarem numa referência no universo do franchising nacional foi um pulo. Uma história para descobrir na edição de Julho/Agosto, juntamente com o ranking dos 15 maiores franchisings a operar em Portugal.