O G League Next Up Game foi a novidade do fim de semana das estrelas da NBA deste ano e o único português em quadra não deixou que o jogo terminasse sem que todos soubessem o seu nome. Neemias Queta chegou à NBA em 2021 e desde então tem dividido o seu tempo entre a principal liga de basquetebol norte-americana e a G League, liga de desenvolvimento. Em Sacramento, onde joga pelos Sacramento Kings e Stockton Kings, o poste português já se tornou um dos favoritos dos adeptos.
Chamado para o primeiro “All-Star” da história da G League, Queta não desiludiu. Com 22 pontos, foi o melhor marcador da sua equipa. Ainda assim, a ‘Team Scoot’, onde foi titular, foi derrotada pela ‘Team Luka’ por 178-162.
Mas não ficou por aí, o português assinou ainda nove ressaltos, cinco assistências e um desarme de lançamento. No total, apenas dois jogadores superaram as estatísticas de Queta. Luka Garza, que com 23 pontos e oito ressaltos foi eleito o MVP (jogador mais valioso) do torneio, e Sharife Copper, com 27 pontos.
GET 🆙 NEEMY!
— Stockton Kings (@StocktonKings) February 19, 2023
@nemi1599 | #GLeagueNextUpGame pic.twitter.com/WMntUK8okm
O jogo, que se realizou no Jon M. Huntsman Center, em Salt Lake City, marca o regresso de Queta a Utah, o estado para onde se mudou quando deixou Portugal para correr atrás do sonho de chegar à NBA. Na altura, o jogador foi viver para Logan, estudou na Utah State University e jogou pelos Utah State Aggies.
Não muito longe deste pavilhão, estava a Vivint Arena, casa dos Utah Jazz, onde decorreu o All-Star Game da NBA. Neste caso as equipas foram lideradas por LeBron James, o bilionário que se tornou o melhor marcador de sempre da história da NBA, e o grego Giannis Antetokounmpo. Mas o protagonista da noite foi Jayson Tatum, que, com um recorde de 55 pontos, foi o grande responsável pela vitória da equipa de Giannis. Tatum, jogador dos Boston Celtics, tornou-se, assim, o melhor marcador da história do All-Star Game, um recorde que até aqui pertencia a Anthony Davis (52 pontos), e sagrou-se vencedor do troféu Kobe Bryant, entregue ao MVP do jogo.
55 PTS (NBA All-Star Game Record)
— NBA (@NBA) February 20, 2023
10 REB
6 AST
10 3PM
Jayson Tatum balled out to lead #TeamGiannis to the win and claim 2023 #KiaAllStarMVP!#NBAAllStar | @Kia pic.twitter.com/k4EXJHtTgz
O jogo ficou ainda marcado pelas ausências. Antetokounmpo jogou apenas os primeiros 20 segundos devido a lesão e James também saiu lesionado. Pelo mesmo motivo ficaram de fora nomes como Stephen Curry e Kevin Durant.
Quem não falhou à chamada foram os jogadores de outros continentes, como a Europa e África, fazendo deste o jogo das estrelas mais internacional da história. Grécia, Eslovénia, Camarões, Sérvia, Finlândia e Canadá estiveram representados nos Estados Unidos.
No final, os grandes vencedores foram as instituições que os capitães de equipa escolheram apoiar. 1 milhão de dólares foram doados à Big Brothers Big Sisters Utah, pela equipa de LeBron James, e Raise the Future, pela de Giannis Antetokounmpo.