O Natal passou, e a festa de Ano Novo já brilhou, mas só agora os dados relativos às festividades veem a luz do dia. Esta continua a ser uma época de muito consumo, cuja tendência este ano foi até de crescimento. Segundo os dados da SIBS agora revelados, o consumo aumentou em valor e em volume, quer no e-commerce, quer nas lojas físicas.
O SIBS Analytics revela que as compras online representaram um peso de 18% em número e 21% em valor, no comércio global da época natalícia. Assim, o e-commerce cresceu 19% em número de transações e 14% em valor total de compras, face à mesma quadra de 2024. Por outro lado, o comércio em lojas físicas também subiu, tendo registado um incremento de 6% em número de transações e 5% no valor das compras. Brinquedos e Jogos foi a categorias de produtos que mais cresceu em número de transações, face à média dos restantes meses de 2025, tendo esta registado um aumento de 54%. Decoração e Casa cresceu 46%, Perfumaria e Cosmética registou um incremento de 46% e Moda e Acessórios um acréscimo de 36%.
O número de compras de estrangeiros aumentou 13% e 10% em valor face ao mesmo período do ano anterior. Também os portugueses no estrangeiro seguiram a mesma tendência de consumo, com um crescimento de 21% em número e 44% em valor nas compras efetuadas fora de Portugal.
Os dados da empresa portuguesa de pagamentos mostram ainda que o dia mais intenso foi mesmo a véspera de Natal, o dia 24 de dezembro, com um pico de atividade às 11h e 3 minutos. Nesta hora foram registadas 446 transações por segundo. Os três dias com maiores transações foram o dia 23 de dezembro, com um crescimento de 27% em valor e 48% em número, face a 2024, o dia 22, com um incremento de 14% em número de transações e 25% em valor, e o dia 19 de dezembro, com mais 11% em número e mais 14% em valor gasto.
Também este ano o MB Way foi um dos modos de pagamento preferido dos portugueses: uma em cada cinco compras foi paga desta forma. As transações com MB Way no Natal de 2025 cresceram cerca de 36% em número e 31% em valor de aquisições, no caso do e-commerce. Relativamente às compras nas lojas físicas, este crescimento foi de 21% em número e 29% em valor de compras, face à mesma época de 2024. Já o pico de operações com MB Way foi atingido no dia 23 de dezembro pelas 13h03 minutos, com 82 transações por segundo.
Também os turistas gastaram mais no mercado nacional, durante esta época. Assim, os dados mostram que o número de compras de estrangeiros aumentou 13% e 10% em valor face ao mesmo período do ano anterior. Também os portugueses no estrangeiro seguiram a mesma tendência de consumo, já que se registou um crescimento de 21% em número e 44% em valor nas compras efetuadas fora de Portugal.





