O FCA Bank, a empresa financeira historicamente ligada à Fiat e, posteriormente, ao grupo automóvel Stellantis, está a mudar de mãos e, sob o novo nome de CA Auto Bank, encontra-se agora sob o controlo total do Crédit Agricole Consumer Finance, ele próprio parte do Crédit Agricole S.A..
O objetivo do CA Auto Bank é tornar-se um agente independente multimarca, líder no financiamento de veículos e no setor da mobilidade. O banco, que manterá a sua sede europeia em Turim (Itália), tem uma forte presença internacional e um objetivo de pelo menos 10 mil milhões de euros em capital de exploração para 2026 e a ambição de atingir 80% da carteira composta por veículos ecológicos, tanto elétricos como híbridos.
Na sua nova evolução, o banco apresenta uma oferta de soluções financeiras, de seguros e de aluguer, em parceria com mais de 30 marcas em diferentes áreas da mobilidade.
Novo banco quer ser líder pan-europeu no financiamento de veículos e de soluções de mobilidade.
As parcerias vão desde acordos com fabricantes como a Ferrari, a Tesla, a Mazda, a Aston Martin, a McLaren, a Lotus e a Morgan, até acordos com marcas automóveis mais recentes como VinFast, DR Automobiles, Aiways, XEV, ElectricBrands e Invicta Electric, entre outras, a operar no mercado dos veículos elétricos. Além disso, conta com vários distribuidores e concessionários multimarcas.
Parcerias também nas duas rodas
O banco está também ativo no mundo das duas rodas, com a Harley-Davidson, Royal Enfield, Fantic Motor, Vmoto Soco e CAKE; no mundo do auto-caravanismo, com a Erwin Hymer Group, Groupe Pilote, Groupe Rapido, Knaus Tabbert, Concorde e Carthago; e no mundo dos veículos comerciais pesados e ligeiros, com a Ford Trucks e a BMC Trucks.
Num futuro próximo, serão anunciadas mais parcerias. Para além de reforçar as já existentes, o banco abrir-se-á a novos acordos, inclusivamente com o apoio do Crédit Agricole, e alargará gradualmente o seu alcance a todos os setores da mobilidade, incluindo o marítimo e agrícola.
O CA Auto Bank está presente em 17 países europeus (Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Noruega, Holanda, Polónia, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido) e em Marrocos, diretamente ou através de agências, com mais de 1.900 funcionários.
Paralelamente, a Drivalia, a empresa de mobilidade do grupo CA Auto Bank, vai continuar. A Drivalia oferece uma gama de serviços de mobilidade e aluguer: desde a partilha de automóveis elétricos (car sharing) até às subscrições e aluguer de veículos de todas as durações, incluindo o aluguer operacional. A empresa continuará a investir na sua infraestrutura elétrica, que terá 3.500 pontos de carregamento em toda a Europa até 2026, assim como na sua frota, que atingirá os 200.000 veículos em três anos, 55% dos quais serão modelos completamente elétricos e PHEV (híbrido plug-in).
Além disso, nos próximos meses, o CA Auto Bank planeia adquirir – sujeito à aprovação das autoridades competentes – as atividades da ALD na Irlanda e Noruega e a LeasePlan na República Checa e Finlândia, o que permitirá ao banco e à Drivalia expandir o seu perímetro europeu, para um total de mais de 70.000 veículos.
Nos próximos meses, o CA Auto Bank planeia adquirir as atividades da ALD na Irlanda e Noruega e a LeasePlan na República Checa e Finlândia.
“Estamos orgulhosos do nascimento do CA Auto Bank e de integrar a 100% as suas atividades, assim como as da Drivalia, no seio do Grupo Crédit Agricole Consumer Finance. Esta é uma oportunidade única para nós e que contribui em grande medida para a nossa ambição de sermos um líder em mobilidade ecológica na Europa”, disse Stéphane Priami, presidente do CA Auto Bank e CEO do CA Consumer Finance.
“Este novo começo é a evolução natural do projeto que temos vindo a desenvolver até agora. A história do CA Auto Bank começou, há quase um século, com o nascimento da SAVA, uma das primeiras empresas financeiras da Europa, criada em 1925 em Turim. Cerca de 100 anos depois, através das várias iterações da empresa, primeiro como Fiat Auto Financial Services, depois como FGA Capital, até à transformação num banco em 2015, como FCA Bank, a nossa missão continua a ser a mesma. Hoje aplica-se à mobilidade verde e sustentável, a mobilidade do futuro”, disse Giacomo Carelli, CEO do CA Auto Bank.
“Isto é apenas o início de uma história de crescimento, que nos levará a ser o único ator independente na Europa a trabalhar como um verdadeiro captivo e especializado em serviços financeiros para a mobilidade em todos os seus aspetos”, aponta Carelli.