Outubro é mês de mudança para a hora de inverno. Cumprindo a tradição, Portugal continental e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores vão atrasar os relógios uma hora nesta madrugada de 26 de outubro para que se inicie o horário de inverno.
Na madrugada de domingo, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, quando forem duas horas os relógios devem ser atrasados 60 minutos, passando para a uma da manhã. Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à uma da madrugada de domingo, passando para a meia-noite.
A hora voltará depois a mudar a 29 de março 2026, para o regime de verão.
O atual regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva da União Europeia de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão.
Esta mudança nem sempre é pacifica com algumas vozes a alertarem que não contribui para se economizar energia e tem um impacto negativo na saúde e na vida das pessoas. A última voz a manifestar.se contra a mudança da hora é o Primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, que num vídeo publicado na rede social X, refere que “já não faz sentido” e que Espanha vai apresentar uma proposta para o fim da mudança de horário sazonal no Conselho de Energia e solicitar que o mecanismo de revisão relevante seja implementado.





