Como descreve o seu percurso profissional até chegar a Managing Director da Sky Portugal?
O meu percurso profissional tem sido marcado por experiências bastante diversificadas, mas sempre focado em estratégia e inovação. Com uma “escola” em consultoria, desenvolvi uma carreira marcada por uma paixão inabalável de impulsionar a transformação e o desenvolvimento de novos negócios. Como Diretora Geral da Sky Portugal, trago mais de uma década de experiência, num momento crucial em que iniciamos um novo capítulo, com um objetivo cada vez mais direcionado a estabelecer-nos como líderes e empregadores de referência nos setores de tecnologia e streaming.
Ao longo da minha trajetória, tive a oportunidade de aconselhar executivos de topo nos setores da banca, seguros, retalho, bens de luxo, tecnologia, entre muitos outros, assim como desenvolver abordagens de crescimento para novos negócios, lançamento de novos produtos e abertura de subsidiárias internacionais. Para além disso, liderei projetos destinados a causas de solidariedade global e tenho feito mentoria de start-ups, transformando planos e projeções de negócio em sucessos operacionais. A minha atuação abrangente em diferentes setores, permite-me trazer uma abordagem estratégica e analítica, mesmo em ambientes de maior pressão, guiando organizações através de desafios transformacionais complexos rumo a um crescimento sustentável.
Hoje, na Sky Portugal, estou comprometida em aplicar a minha visão transformacional a par da vasta experiência que reuni, para impulsionar a empresa a novas alturas, promovendo um ambiente de excelência e evolução contínua.
Como é que a sua experiência anterior a preparou para o cargo que exerce hoje?
Trabalhar em consultoria estratégica forneceu-me uma base sólida em competências analíticas e uma compreensão profunda de como as tecnologias emergentes e mais avançadas podem transformar negócios. Estas funções exigem uma abordagem crítica e uma visão inovadora, essenciais para desenvolver e implementar iniciativas de transformação eficazes.
Adicionalmente, a minha experiência fora do contexto de consultoria, já num ambiente corporativo, foi também crucial para aprimorar a minha capacidade de liderar projetos de vanguarda in-house e gerir mudanças organizacionais significativas. Todas estas experiências contribuíram para a construção e fortalecimento de uma mentalidade de adaptabilidade e inovação contínua, fundamentais no competitivo mercado de entretenimento.
Neste novo capítulo, o meu principal foco é consolidar o nosso posicionamento como referência no desenvolvimento tecnológico do streaming. Ao aplicar as melhores práticas adquiridas ao longo da minha carreira e com uma experiência vasta em vários setores, acredito que a minha capacidade para gerir processos de transformação, a par das minhas competências de liderança em ambientes de alta pressão e ritmo acelerado, serão cruciais para traçarmos a estratégia e o trajeto certeiros para alcançar este objetivo.
Como classifica o papel de liderança na indústria tech, em particular, liderança no feminino?
Não vejo necessariamente uma diferença marcante com base no género quando se trata de liderança na indústria tecnológica ou qualquer outra. O que realmente faz a diferença é a capacidade de inspirar, inovar, criar uma cultura de excelência aliada a um ambiente inclusivo. Assim, a minha abordagem está fundamentada em três pilares:
Excelência contínua – Comprometemo-nos a oferecer a melhor experiência possível aos nossos clientes, trazendo inovações que lhes permitem cada vez mais tomar as rédeas de como, quando e onde querem ver os seus filmes e séries favoritos.
Valorização das pessoas – O nosso talento é o nosso maior ativo. Estou empenhada em reconhecer e apoiar a nossa equipa, assegurando um ambiente de trabalho que promova o crescimento dos nossos colaboradores e proporcione uma experiência de trabalho diferenciadora no mercado.
Visão de futuro – A liderança exige uma visão clara para o futuro. Na Sky Portugal, o objetivo é sermos o empregador de referência no setor tecnológico em Portugal, enquanto desenvolvemos a TV do futuro, com uma experiência de streaming de excelência, fundamentada na inovação e na engenharia de ponta.
Encaro este desafio com o propósito de continuar o legado de sucesso da Sky Portugal, contribuindo para um ambiente de trabalho que dá primazia à qualidade na entrega, conta com diversidade de vozes e opiniões, e é orientado para o futuro.
No seu período na Sky Portugal qual foi o projeto mais desafiante e gratificador?
A verdade é que é extremamente difícil escolher um único projeto a destacar nestes quase três anos de casa, dada a magnitude e o impacto dos vários empreendimentos em que estivemos envolvidos. No entanto, e focando apenas no ano de 2024, destaco três projetos.
O primeiro foi o streaming exclusivo do Wild Card Game em Janeiro, que alcançou mais de 23 milhões de espectadores e com mais de 16 milhões de dispositivos ligados à nossa transmissão em direto. Nesse dia, batemos todos os recordes de utilização de internet para um único dia nos Estados Unidos. Esta foi uma enorme conquista e um motivo de grande orgulho, refletindo o esforço e dedicação da nossa equipa.
Logo de seguida, o lançamento do Showmax em Fevereiro, em 44 países africanos foi um projeto tecnologicamente muito desafiante, não só devido à necessidade de criar um produto robusto e adaptável para a diversidade de dispositivos e tipos de conexão de internet existentes nas várias regiões, mas também pelas vastas diferenças locais como idiomas, divisas e sistemas de pagamento. Alcançar esse nível de sofisticação e ver a confiança depositada em nós pelos utilizadores, e também pela liderança do grupo Sky e Comcast, foi extremamente recompensador.
Outro projeto notável foi a cobertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que atingiu quase 30 milhões de espectadores na cerimónia de abertura. As inovações introduzidas na nossa plataforma de streaming, Peacock, como Gold Zone, Multiview, e a versão IA do Al Michaels a apresentar resumos diários personalizados, têm sido aplaudidas pela imprensa internacional como uma experiência de utilização e visualização desportiva merecedora de uma medalha de ouro.
Olhando em frente, estamos ansiosos pela transmissão em direto do fim de semana de abertura da NFL, que ocorrerá no início de setembro em São Paulo e será transmitido no Peacock para o mercado americano, prometendo trazer grandes audiências.
A Sky Portugal foi considerada pela Teamlyzer o ano passado como a 3rd Best Employer Brand em Portugal. O que é que isto significou para toda a equipa?
Este reconhecimento marcou a validação do nosso compromisso contínuo em fomentar uma cultura organizacional que valoriza o talento, promove o desenvolvimento profissional e pessoal, e visa criar um ambiente de trabalho inclusivo, inovador e colaborativo.
Receber este prémio não só nos encheu de orgulho, como também nos motivou a continuar a melhorar e a investir na satisfação e bem-estar dos nossos colaboradores, reforçando a nossa reputação no mercado e, certamente, ajudando a atrair ainda mais talento – a nossa força motriz para crescimento e sucesso contínuo.
Acredito ser relevante comentar-vos isto pois, na Sky Portugal, colocamos as pessoas no centro de tudo o que fazemos – e fazemos isso de duas formas distintas:
- Em primeiro lugar, os nossos clientes estão no centro de tudo o que desenvolvemos. A excelência na entrega, que exigimos das nossas equipas e pela qual somos reconhecidos mundialmente no grupo, é inteiramente orientada para oferecer a melhor experiência possível a todos que utilizam os nossos produtos.
- Em segundo lugar, e claramente o que nos trouxe este reconhecimento da Teamlyzer, as nossas pessoas, que estão sempre no topo das nossas prioridades. Temos um foco muito grande em proporcionar a melhor experiência aos nossos colaboradores, desde o momento em que se candidatam a uma vaga até ao último dia connosco, porque o nosso objetivo é que sintam de forma impactante a diferença que a nossa marca representa. Mantemos um forte compromisso em inovar e encontrar novas formas de apoiar as nossas pessoas no seu dia-a-dia, através de condições competitivas, benefícios flexíveis inovadores, programas de apoio ao colaborador acima da média, entre muitas outras iniciativas.
Como foi o desafio de lançar uma plataforma de streaming em Portugal, num mercado já com bastantes alternativas? Como foi o desafio de gerir e lançar uma plataforma de streaming, para Portugal e mais de 20 outros países europeus?
Foi um desafio imenso, mas também uma oportunidade incrível de demonstrar a nossa capacidade e resiliência. Em tudo o que fazemos, adotamos uma abordagem inclusiva, o que significa que as nossas plataformas são desenhadas para suportar diferentes tipos de requisitos. Operar em mais de 20 países europeus implica lidar com as especificidades e exigências de cada geografia, e foi fundamental garantir que a nossa plataforma atende a todas essas variações de forma eficaz e eficiente.
Importa ainda fazer uma breve referência ao nosso modelo de trabalho híbrido e à nossa equipa global, presente desde Los Angeles até Praga, passando por Nova Iorque, Londres, Lisboa, Aveiro e Funchal. Trabalhamos arduamente para cultivar e manter uma cultura de envolvimento, inovação e proximidade entre as equipas e a própria liderança, independentemente da geografia ou fuso horário. Estes valores permeiam o dia-a-dia das nossas equipas e os sucessos continuados das nossas plataformas nos mercados onde se encontram presentes, refletindo o claro impacto deste trabalho.
Estas experiências demonstraram a robustez e a flexibilidade das nossas plataformas, bem como a capacidade da nossa equipa enfrentar e superar desafios complexos. Foi um esforço monumental, mas também uma prova do nosso compromisso com a inovação e a excelência.
Como é que a SkyShowtime pretende diferenciar-se no mercado? Por que tendências e inovações tecnológicas é que as plataformas desenvolvidas pela Sky Portugal são reconhecidas?
Na Sky Portugal, estamos na vanguarda das tendências e inovações tecnológicas no mundo do entretenimento e do streaming. Com escritórios em Lisboa, Aveiro e Funchal e cerca de 500 engenheiros dedicados, trabalhamos diariamente para construir o futuro da TV. Hoje, cada vez mais, queremos decidir como, quando e onde ver os nossos conteúdos, e na Sky Portugal estamos a transformar esse sonho em realidade. E por isso muitas vezes digo, somos engenheiros de sonhos!
Sabemos que este setor é altamente competitivo e em constante mudança. Para fazer face a estes fatores, o nosso princípio orientador é garantir que proporcionamos a melhor experiência possível aos nossos clientes. Estamos a reinventar a forma como vemos entretenimento, desde permitir ver um jogo de futebol em vários ângulos, até escolher a perspetiva de uma personagem numa série ou viver a experiência de um reality show na primeira pessoa. Continuamos a criar e a implementar tecnologias que moldam o futuro do streaming.
Inovamos também na forma como disponibilizamos conteúdos, por exemplo, o filme de sucesso “Top Gun” foi lançado diretamente dos cinemas para a nossa plataforma SkyShowtime, mudando a forma como acedemos e consumimos entretenimento. Destaco também o lançamento do Peacock nos óculos Apple Vision Pro no momento da sua estreia. Este projeto de realidade aumentada e virtual representa um avanço significativo e poderá ditar novas tendências no consumo de conteúdos.
Um dos pontos de grande distinção do Peacock é a oferta de canais lineares e transmissão em direto de eventos desportivos, como referido anteriormente e o facto de que foi o primeiro a estrear o modelo de negócio fremium na indústria, com um nível de acesso gratuito e outros níveis pagos. Esta abordagem inovadora alavancou uma nova via de receita através de anúncios, que até então não tinha sido explorada por nenhum concorrente.
Além disto, todas as nossas plataformas, Peacock, SkyShowtime e Showmax também se destacam pela sua oferta de conteúdo exclusivo de alto nível, com produções dos grandes nomes do setor como a NBC, Universal Pictures, Dreamworks e SkyStudios.
Hoje, somos cada vez mais exigentes e queremos consumir conteúdos da forma mais personalizada e imersiva possível, na Sky Portugal estamos a transformar esse sonho em realidade. E por isso muitas vezes digo, somos engenheiros de sonhos!
Este conteúdo patrocinado foi produzido com a colaboração da Sky Portugal