Elon Musk atacou a Apple numa série de publicações no X, acusando a fabricante do iPhone de se recusar a destacar a sua plataforma de redes sociais e o chatbot de inteligência artificial (IA) Grok na App Store e, em vez disso, promover os produtos da sua rival e fabricante do ChatGPT, a OpenAI.
Musk marcou a Apple no X na noite da passada segunda-feira, escrevendo: “Por que se recusam a colocar o X ou o Grok na secção ‘Must Have’ quando o X é a aplicação de notícias n.º 1 no mundo e o Grok é o n.º 5 entre todas as aplicações… Estão a fazer política?”.
Numa publicação posterior, o bilionário intensificou a sua ameaça contra a gigante tecnológica e alegou: “A Apple está a agir de uma forma que torna impossível para qualquer empresa de IA, além da OpenAI, alcançar o primeiro lugar na App Store, o que constitui uma violação inequívoca das leis antitrust“.
Musk disse então que a sua empresa, a xAI, tomará “medidas legais imediatas”.
O proprietário da xAI escreveu mais tarde: “A Apple é a porta de entrada para a Internet para metade da América. Eles estão a tornar impossível o sucesso de qualquer outra empresa de IA, promovendo incansavelmente a OpenAI de todas as formas possíveis!”.
Numa série de publicações posteriores feitas esta terça-feira, o bilionário impulsionou publicações partilhadas que ridicularizavam a Apple e fez várias críticas à fabricante do iPhone, chegando mesmo a afirmar que a empresa se comportava como se fosse “propriedade da OpenAI”.
(Com Forbes Internacional/Siladitya Ray)