Músicas do verão: “Ordinary” lidera, mas críticos questionam se haverá uma música do verão este ano

A balada “Ordinary”, de Alex Warren, que liderou as tabelas, é a música mais popular deste verão em termos numéricos, mas críticos e fãs de música lamentaram o facto de este verão ter poucos sucessos de grande destaque, já que as tabelas foram lideradas por músicas mais lentas e sucessos do ano anterior. “Ordinary” foi…
ebenhack/AP
"Ordinary", a balada de Alex Warren que lidera as tabelas, é claramente a música mais tocada do verão, mas os críticos notaram poucos sucessos de grande destaque em comparação com o verão passado.
Forbes Life

A balada “Ordinary”, de Alex Warren, que liderou as tabelas, é a música mais popular deste verão em termos numéricos, mas críticos e fãs de música lamentaram o facto de este verão ter poucos sucessos de grande destaque, já que as tabelas foram lideradas por músicas mais lentas e sucessos do ano anterior.

“Ordinary” foi a música mais reproduzida neste verão no Spotify, segundo informou o serviço de streaming esta semana, e também ocupa o primeiro lugar na tabela das músicas do verão da Billboard, que é atualizada semanalmente com base nas músicas de maior sucesso do verão, considerando dados de vendas, streaming e rádio.

Mas os críticos musicais notaram que poucas músicas novas causaram impacto nas tabelas neste verão: das 10 primeiras músicas da tabela “Songs of the Summer” da Billboard, apenas cinco foram lançadas este ano, enquanto alguns sucessos de 2024, como “Die with a Smile”, de Lady Gaga e Bruno Mars, e “Luther”, de Kendrick Lamar e SZA, continuam a dominar.

Os sucessos deste verão também parecem carecer da energia otimista dos hits do verão de 2024, como “Espresso”, de Sabrina Carpenter, ou “A Bar Song (Tipsy)”, de Shaboozey — atrás de “Ordinary”, as três músicas seguintes na tabela de verão da Billboard são todas baladas country de Morgan Wallen.

As listas dos críticos que declaram as músicas do verão deste ano ignoraram em grande parte os sucessos das tabelas, já que as listas do New York Times e do Guardian têm quase zero de sobreposição com as escolhas do Spotify ou com a tabela da Billboard.

Os críticos lamentaram a falta de sucessos marcantes este ano. Num episódio do podcast Culture Gabfest, da Slate, o escritor e crítico musical Chris Molanphy considerou as opções para a música do verão deste ano “confusas” e “aborrecidas”, referindo que 2024 foi um verão muito melhor em termos de músicas de sucesso. “Há dois problemas com a competição pela música do verão deste ano”, disse Molanphy, afirmando que um deles é que “algumas das músicas que competiram no ano passado ainda estão na maldita tabela”. O outro problema, disse Molanphy, é que “na verdade, há um vencedor muito claro para a música do verão, mas é uma música meio sonolenta”, referindo-se a “Ordinary”.

O crítico musical do The Guardian, Sam Wolfson, sugeriu que não há nenhuma música do verão este ano, observando que os novos lançamentos de artistas como Justin Bieber, The Weeknd e Miley Cyrus não produziram nenhum grande sucesso. Wolfson observou que a música “Manchild”, de Carpenter, lançada em 2025, que alcançou o primeiro lugar neste verão, não conseguiu recriar o enorme sucesso de seus grandes sucessos de 2024, “Espresso” e “Please Please Please”.

(Com Forbes Internacional/Conor Murray)

Mais Artigos