A seleção nacional de futebol sagrou-se esta tarde campeã do mundo de sub-17, após vencer na final contra a Áustria. A final do Campeonato do Mundo Sub-17 disputou-se no Estádio Internacional Khalifa, em Doha, no Catar, e é a primeira vez que Portugal conquista o título mundial neste escalão.
Anísio Cabral, aos 32 minutos, apontou o único golo da partida, que ditou a vitória da seleção portuguesa.
Portugal, que tem como selecionador Bino Maçães, chegou à final depois de um segundo lugar na fase de grupos (venceu contra a Nova Caledónia e Marrocos, perdeu frente à seleção do Japão) e de superar a Bélgica, México, Suíça e Brasil. O último jogo ficou decidido nas grandes penalidades (6-5).
Esta foi a quarta vez que Portugal jogou uma final de um Mundial de Futebol. As anteriores finais aconteceram todas no escalão de sub-20: em 1989 (vitória 2-0 sobre a Nigéria, numa final disputada em Riade, Arábia Saudita), 1991 (vitória 5-4 nos penaltis sobre o Brasil, numa final jogada no antigo Estádio da Luz, com 127 mil pessoas a assistir) e em 2011 (derrotado pelo Brasil por 3-2, numa final realizada na Colômbia).





