Está confirmado o regresso do Grande Prémio de Portugal de MotoGP, a decorrer no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em março de 2024.
No evento que serviu de confirmação e apresentação da prova foi anunciado que a segunda ronda do Mundial de MotoGP de 2024, resultou de um processo difícil de contratação, mas ficou garantido que, de 22 a 24 de março, os melhores pilotos do mundo do motociclismo de velocidade estarão na pista algarvia.
O campeonato do próximo ano arranca a 10 de março, no Qatar, e termina a 17 de novembro, em Valência, em Espanha. A ronda portuguesa no circuito algarvio de Portimão será a segunda prova do Campeonato do Mundo de Velocidade em 2024 e a primeira da temporada na Europa.
O CEO da Parkalgar, promotora do autódromo do Algarve, Paulo Pinheiro, revelou que “só há menos de 24 horas é que foram reunidas todas as garantias para realizar a prova, depois de um processo muito difícil”.
Presente no evento, o piloto português Miguel Oliveira (atualmente na RNF Aprilia), que não participa este fim de semana na corrida Valência devido a lesão, sublinhou que “é o único Grande Prémio onde eu posso correr em casa, e naturalmente, sendo o único português, dá sempre aquela sensação especial e motivação extra para fazer um bom resultado aqui. Já ganhei no passado, mas já tive mais Grandes Prémios para me esquecer do que para me lembrar aqui em Portimão, portanto espero que o de 2024 seja para me lembrar por bons motivos”. Apesar de reconhecer que tem sido difícil manter o Grande Prémio em Portugal apesar do retorno que dá ao País e à região do Algarve Miguel Oliveira rematou dizendo que “para nós pilotos é um prazer vir competir aqui a Portimão, e para mim especialmente espero que a prova de 2024 seja bem-sucedida”.