O antigo futebolista internacional português Jorge Costa faleceu hoje. Tinha 53 anos. Jorge Costa estava no centro de treinos do Porto Olival quando se sentiu mal. O jornal A Bola refere que o ex-futebolista foi ainda foi assistido no local pela própria equipa médica portista, com recurso a desfibrilhador, tendo depois chegado os bombeiros e o INEM.
Ainda segundo avança A Bola, Jorge Costa tinha acabado de falar à SportTV quando se sentiu mal, pelas 12h30. Foi transportado para o hospital de São João, no Porto, tendo sido internado nos Cuidados Intensivos, onde viria a falecer ao início da tarde.
A agência Lusa avança que Jorge Costa “entrou em paragem cardiorrespiratória na sala de emergência” daquele centro hospitalar, verificando-se o óbito, depois de ter sido transportado para o hospital após ter-se sentido mal no centro de estágios do clube, no Olival, em Vila Nova de Gaia.
O antigo jogador, que se notabilizou ao serviço do Porto, clube pelo qual foi campeão europeu em 2003/04 , era atualmente diretor para o futebol dos dragões.
Ao serviço do Porto, o “Bicho” como, por vexes era alcunhado, conquistou oito campeonatos, cinco Taças de Portugal e cinco Supertaças.
Costa representou os ‘dragões’ em 383 jogos oficiais, entre 1992 e 2005, e capitaneou o emblema durante várias épocas, tornando-se um dos defesas mais marcantes da história dos portistas, com os quais conquistou ainda uma Taça UEFA, uma Taça Intercontinental.
Pela Seleção Nacional, o antigo central somou 50 internacionalizações, tendo sido ter sido campeão do mundo de sub-20 em 1991.
Sempre ligado ao mundo do futebol, Jorge Costa representou ainda clubes como Penafiel, Marítimo, ou Charlton, Standard Liège, onde viria a terminar a carreira em 2006.
Em 2022, Jorge Costa sofreu um problema cardíaco que o levou a ser intervencionado.