Terminada a Semana Europeia da Mobilidade, a Free Nov, app de mobilidade urbana, divulgou, no âmbito do Observatório de Mobilidade, um estudo em parceria com a Kantar, com milhares de habitantes de centros urbanos para conhecer o seu comportamento de mobilidade.
Para realizar este estudo, a Free Now inquiriu 5.003 pessoas residentes em cidades do Reino Unido (500), Alemanha (500), Áustria (500), França (500), Espanha (501), Portugal (500), Itália (501), Irlanda (500), Polónia (500) e Grécia (501). A Kantar realizou o inquérito representativo online de julho a agosto de 2022.
Segundo esta análise, 64% dos inquiridos em Portugal disseram poder imaginar adotar novos serviços de mobilidade, tais como eScooters/trotinetes elétricas, eBikes, carsharing ou táxis reservados através de aplicações.
Gerações mais novas, especialmente a Geração Z, são as que apresentam maior consciencialização ambiental e, por isso, estão mais abertas e dispostas a adotar serviços de mobilidade mais sustentáveis.
Geração Z é a mais predisposta para a adoção da mobilidade partilhada.
Os principais fatores de escolha para 51% dos jovens inquiridos portugueses são as horas poupadas nos congestionamentos de trânsito, bem como os custos particulares e sociais mais baixos (decorrentes das alterações climáticas, custos de infraestruturas) para a sociedade em geral, através da utilização destas novas alternativas de mobilidade partilhada.
Os inquiridos mais velhos registaram uma tendência para escolher opções de mobilidade tradicionais.
Este Observatório de Mobilidade evidencia ainda que a vontade dos portugueses de mudar para meios de transporte mais sustentáveis de forma regular está a aumentar.
Potencial de redução de CO2
Este novo paradigma – frisa a Free Now – alia-se a novos estudos que revelam que a Mobilidade como Serviço (MaaS) dispõe de um dos mais elevados potenciais na redução das emissões no setor da mobilidade em 43–54%.
Por sua vez, com base na sua experiência, a Free Now refere ter registado durante este ano uma procura crescente por opções de mobilidade mais ecológicas.
Segundo esta plataforma, os utilizadores da Free Now têm optado cada vez mais por viagens em veículos elétricos em detrimento de carros de motores de combustão tradicionais: o número de viagens efetuadas com veículos elétricos através da Free now triplicou em toda a Europa em comparação a 2021.
eScooters, eBikes, carsharing ou táxis reservados através de aplicações: serviços de mobilidade alternativos que estão em crescendo.
Ainda de acordo com esta empresa, Lisboa, juntamente com Hamburgo, é uma das cidades com a maior percentagem de viagens em veículos elétricos na plataforma em 2022.
Nos restantes países da Europa, como Alemanha, Espanha e Reino Unido, o número de viagens de veículos elétricos aumentou mais de cinco vezes na plataforma de mobilidade.
Bruno Borges, General Manager da Free Now em Portugal, refere que “as plataformas de mobilidade podem contribuir significativamente para as zonas livres de carros nos centros das cidades, assim como para os objetivos de emissões zero. Os utilizadores reconhecem os benefícios da multimobilidade para reduzir o volume de espaço necessário para lugares de estacionamento e a pegada de carbono da mobilidade em geral”.