VinFast – a jovem companhia automóvel do bilionário Pham Nhat Vuong, do VinGroup – prepara-se para lançar os seus mais recentes modelos de veículos elétricos na América do Norte e na Europa em março do próximo ano, desafiando a Tesla.
Esta empresa asiática, fundada em 2017, tem recrutado gestores séniores de grandes fabricantes de automóveis, como a Tesla, a BMW, a Porsche, a Toyota e a Nissan, com o objetivo de se tornar uma empresa global no segmento de veículos elétricos inteligentes.
“Com as viaturas elétricas inteligentes estamos confiantes de que a VinFast pode ser um player competitivo ao lado das marcas líderes no mercado dos EUA hoje”, refere Jeremy Snyder, diretor de crescimento da VinFast para o mercado norte-americano.
De resto, Snyder é ele próprio um ex-chefe de desenvolvimento na Tesla, sigla na qual trabalhou em vários cargos de responsabilidade durante mais de uma década até 2018.
“Confiamos que a VinFast pode ser competitiva”, diz Jeremy Snyder, diretor de crescimento da VinFast para o mercado norte-americano.
A marca VinFast criou já filiais nos EUA, Canadá, França, Alemanha e Holanda, justamente, para preparar o lançamento global dos seus veículos elétricos.
A gama será revelada em outubro, sabendo-se, desde já, que dois dos seus modelos, os crossovers VFe35 e o VFe36, serão colocados à venda a nível global em março de 2022.
De acordo com o plano de negócios da empresa, o objetivo inicial era vender 56.000 veículos elétricos em 2022, no entanto, essa meta foi reduzida para 15.000 unidades devido à escassez global de chips, segundo explicou à agência Reuters o presidente do VinGroup, Vuong, de 52 anos de idade, na reunião anual da empresa, realizada no mês passado.
Além da montagem de automóveis, Vuong tem participações em imóveis, retalho, eletrónica de consumo e saúde através do VinGroup, o maior conglomerado do Vietname em valor de mercado. Vuong foi considerado como a pessoa mais rica desta nação asiática, com um património líquido de 7,3 biliões de dólares, algo como 6,2 mil milhões de euros, de acordo com a World Billionaires List publicada em abril.