Francisco España assume a Direção Executiva de Startups e Nativos Digitais da Microsoft Portugal. O profissional, que conta com experiência em cargos de liderança nacionais e internacionais em empresas de tecnologia e telecomunicações, vem reforçar o investimento da tecnológica no ecossistema de startups.
Com mais de 16 anos de experiência profissional em áreas como Estratégia, Vendas, Parcerias e Direção-Geral, Francisco España ficará responsável pela liderança da estratégia da unidade de startups e nativos digitais da subsidiária portuguesa da Microsoft, integrando o Conselho de Administração da organização liderada por Andres Ortolá.
Francisco España foi Diretor-Geral da Defined.ai, onde desempenhou também o cargo de Vice-Presidente de Estratégia Corporativa e Desenvolvimento de Negócios.
Antes de regressar a Portugal, o profissional viveu durante cinco anos no Reino Unido e dez anos em Silicon Valley, São Francisco (EUA). Durante esse período, trabalhou mais de uma década na Cisco, onde passou por vários cargos de liderança nas áreas de Produto, Operações e Serviços.
Francisco España iniciou a sua carreira profissional como Engenheiro de Software na Microsoft Portugal.
Francisco España, Diretor Executivo de Startups e Nativos Digitais da Microsoft Portugal, salienta que “o ecossistema de startups está num ponto de inflexão muito significativo. Desde a captação de investimento, ao talento, modelos operacionais e estratégias de negócio, o mercado está a exigir mudanças e a demonstração de uma forte adaptabilidade. É fundamental identificar as transições do mercado para criar as oportunidades certas para as startups e scaleups. A tecnologia da Microsoft com a sua forte rede de parceiros e clientes, aliado ao facto de Portugal ser um player de referência no cenário internacional de startups, faz com que este seja o momento e oportunidade ideal para agarrar este desafio”, revelou.
Programas de aceleração da Microsoft
Desde 2018 que a Microsoft tem ajudado a impulsionar o ecossistema de empreendedorismo a nível global, através do Microsoft for Startups. A iniciativa, que possibilita a aceleração de milhares de startups tecnológicas, alavancando uma rede de parceiros global, está, atualmente, presente em 140 países, incluindo Portugal.
Só entre 2020 e 2022, no âmbito do Memorando de Entendimento estabelecido com o Governo Português, a Microsoft implementou dois programas de aceleração comercial (“Fintech 365” e “Portugal SES”) que geraram 11 oportunidades de negócio entre clientes e startups nacionais e internacionais.
A iniciativa “Portugal de Startup em Startup”, em parceria com Startup Portugal e Beta-i, já representou um investimento de mais de 750 mil dólares em Créditos Azure.
“O ecossistema de startups está num ponto de inflexão muito significativo”, salienta Francisco España.
No último ano, a tecnológica lançou, também em território nacional, o Microsoft for Startups Founders Hub, um programa que visa apoiar startups através de recursos técnicos e comerciais que ajudem a acelerar a sua expansão sustentável. Atualmente, mais de 150 startups portuguesas já integram este programa.
A decorrer até ao final do dia, o Building The Future, evento português de transformação digital, patrocinado pela Microsoft e organizado pela imatch, irá dar palco ao ecossistema de empreendedorismo.
O “Startup World” terá painéis de estratégia, masterclasses e palestras com oradores de startups e players da indústria como a Remote, Talkdesk e Startup Lisboa.