Michael Jordan comemora esta sexta-feira o seu 60.º aniversário e para assinalar a data escolheu voltar a fazer história. Os feitos da lenda do basquetebol dentro da quadra já não são novidade para a maioria, mas desta vez a influência de Jordan fez-se sentir no jogo da vida.
O seis vezes campeão da NBA fez uma doação de 10 milhões de dólares (cerca de 9,4 milhões de euros) à Make-A-Wish, o valor mais elevado que a organização recebeu da parte de um indivíduo nos seus 43 anos de história.
“Durante os últimos 34 anos, tem sido uma honra fazer parceria com a Make-A-Wish e ajudar a trazer um sorriso e felicidade a tantas crianças”, disse Jordan em comunicado. “Testemunhar a sua força e resistência durante um período tão duro das suas vidas tem sido verdadeiramente uma inspiração”.
Jordan começou a apoiar a organização em 1989 e em 2008 foi nomeado embaixador da Make-A-Wish. O ex-basquetebolista já concedeu centenas de desejos a crianças de todo o mundo, além de ser, ainda hoje, uma das celebridades mais requisitadas nos pedidos dos mais novos.
“Todos conhecem o legado do Michael no campo de basquetebol”, disse Leslie Motter, presidente e diretora executiva da Make-A-Wish America, em comunicado. “Mas é o que ele tem feito consistentemente fora do campo, quando ninguém está a ver, que o torna uma verdadeira lenda para a comunidade Make-A-Wish. O facto de o Michael usar o seu aniversário como uma oportunidade de fazer história pela Make-A-Wish fala da qualidade do seu caráter e da sua dedicação leal para tornar a vida melhor para crianças com doenças críticas. Esperamos que o público se inspire a seguir os seus passos, ajudando a tornar os desejos realidade”.
Lenda do basquetebol
Michael Jordan, que continua envolvido no universo NBA através dos Charlotte Hornets, equipa da qual é proprietário, é considerado por muitos o melhor jogador da liga norte-americana. As opiniões divergem e este é um daqueles temas onde nunca se chegará a um consenso, mas sempre que a conversa surge, o nome de Jordan também.
“Há o Michael Jordan e depois há o resto de nós”, disse Magic Johnson, outro nome grande da modalidade.
Além dos seis campeonatos que ganhou com os Chicago Bulls, venceu o prémio de MVP (jogador mais valioso) cinco vezes e foi nomeado All-Star por 14 vezes. Ao serviço da seleção dos Estados Unidos, ajudou a equipa a vencer duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos.
Durante a sua carreira como jogador, ganhou cerca de 90 milhões de dólares em salários, mas somou 1,8 mil milhões de dólares (antes de impostos) através das parcerias com marcas como a Nike ou Gatorade. Jordan é hoje um bilionário e já expandiu os seus negócios para lá do basquetebol. Em 2020, tornou-se co-proprietário de uma equipa da NASCAR.